Selected a language:

Tecnologia: Meu bem meu mal

Os avanços tecnológicos provenientes de pesquisas científicas são muito polêmicos quanto aos seus benefícios. Algumas pessoas resistem às mudanças de recursos tecnológicos e realizam suas atividades, de forma produtiva, à moda antiga. Outros, porém, não resistem ao uso de ferramentas tecnológicas e as encaram como facilitadores de organização, planejamento e estratégia.

Primeiramente, os adeptos à tecnologia geralmente têm facilidade na manipulação de equipamentos, máquinas e aparelhos eletrônicos, o que é um ponto a seu favor. O uso de celulares de última geração, por exemplo, pode trazer muitas vantagens a quem os utiliza, como o armazenamento de fotos, vídeos, acesso ao correio eletrônico e até mesmo o pagamento de contas bancárias. Dessa forma, muitas empresas vêm investindo no desenvolvimento de aplicativos para celulares, com o objetivo de ampliar e satisfazer seu público-alvo.

Por outro lado, as desvantagens associadas ao uso da tecnologia podem ser graves e comprometer o cotidiano dos que estão imersos nessa realidade. O trânsito – problema amplamente discutido em grandes capitais – por exemplo, é uma consequência do uso da tecnologia automotiva, construída para facilitar a locomoção das pessoas para a realização de suas tarefas diárias. No entanto, a falta de estrutura necessária para suportar a demanda faz com que essa ferramenta gere, muitas vezes, estresse e ansiedade para quem a utiliza.

Indubitavelmente, existem aspectos positivos e negativos trazidos pelo uso exagerado da tecnologia. A verdade é que cada um deve ser produtivo à sua maneira, seja com tecnologia, seja sem. Entretanto, é muito importante realizar uma avaliação holística de um comportamento cotidiano para evitar problemas futuros.

*Por Juliana Carani, Bióloga graduada na Universidade de Brasília

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: