Selected a language:

Boa forma: Mude os seus hábitos e fuja do sedentarismo

Você já parou para pensar nos seus costumes diários? Pare por um momento e reflita se você costumar fazer as tarefas diárias automaticamente ou pensa antes de fazê-las. Com o avanço tecnológico e a correria do dia a dia, acabamos nos influenciando pela rapidez de tudo.

Não queremos levantar do sofá e ir até a televisão mudar de canal, utilizamos o controle remoto, muito mais prático e rápido certo? Certo, mas e se você levantasse todas as vezes que fosse mudar de canal, você sabe quais seriam os benefícios desse pequeno ato na sua saúde?

Com a mudança de pequenos atos durante o dia, você conseguirá fugir do sedentarismo e começar a mudar o seu estilo de vida. O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Antigamente, manter o corpo em movimento era uma necessidade, pois acordávamos cedo para ir caçar nossos alimentos, corríamos atrás de animais, para capturá-los e matá-los para comermos. Nas décadas passadas, não tinham pontos de ônibus por todo lado, você tinha que caminhar até os centros para pegar o bonde ou ônibus. Perceba que ao longo dos anos tudo foi encaminhando para uma vida sedentária.

Mas você pode fugir disso se mudar os seus hábitos. Você tem o costume de ao invés de pegar o elevador, subir de escada? Se você estaciona seu carro alguns quarteirões antes do local que tem que ir e aproveita para caminhar um pouco?

Por fim, e não menos importante, grave esta dica e leve com você todos os dias: Nosso corpo continua o mesmo da "época das cavernas", então devemos colocá-lo em movimento pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana.

 

*Milena Nogueira é formada em educação física e atua como personal trainer, figurando o rol das mais requisitadas profissionais da área.

Participa do carnaval de São Paulo pelo segundo ano como rainha da bateria da Escola de Samba Águia de Ouro e no Rio de Janeiro como musa do Salgueiro, uma das mais tradicionais escolas de samba do estado.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: