Selected a language:

Santo do dia: José de Anchieta

Bem-aventurado José de Anchieta infundi em mim o espírito missionário para que possa levar a todos a palavra de Deus. Mestre incansável, protegei os educadores e os jovens. Acendei neles a luz da fé, dai-lhes o dom da ciência, da sabedoria e do discernimento.

Santo Apóstolo do Brasil orientai os responsáveis pelo destino da pátria. Pela intercessão de nossa Mãe Celestial Maria Santíssima, que tanto venerastes na terra, iluminai meus caminhos para sempre. Amém.
 

O Santo

José de Anchieta nasceu na ilha de Tenerife nas Canárias. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus e em 1553 partiu para o Brasil. Chegou ao colégio de São Paulo, no planalto de Piratininga, contribuindo para a fundação da cidade de São Paulo ocorrida em 25 de janeiro de 1554, data em que a Igreja relembra a conversão do apóstolo São Paulo ocorrido o caminho de Damasco.

José de Anchieta, também chamado o Apóstolo do Brasil, esteve sempre ao lado dos índios e intercedeu a fabo da paz entre índios e brancos. Em 1565 participou da expedição de Estácio de Sá contra os franceses que invadiram o Rio de Janeiro. Foi eleito superior dos jesuítas de S.Vicente e de S. Paulo e de 1577 a 1587 dirigiu a provínci da Companhia de Jesus no Brasil.

A atividade apostólica de José de Anchieta oi intensa e profícua. Por certo não lhe faltaram dificuldades e sofrimentos mas, homem de fé e de espírito missionário, superou provações sempre em união profunda com Cristo, a quem se unia no mistério eucarístico.

Anchieta buscou novas formas de atuação apostólica e não mediu esforços para compreender e se adaptar ao novo mundo. Foi catequista, professor, poeta, gramático, estudioso da flora e da fauna, de medicina e de música. Estudou a língua falada pelos índios e deixou um dicionário e uma gramática tupi-guarani. Ofereceu-se como refém dos índios durante a Pacificação dos tamoios, durante a qual escreveu na areia o "Poema à Virgem", que aprendeu de cor. Morreu no dia 9 de junho de 1597.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: