Selected a language:

Oração do dia: São Carlos Lwanga e seus 21 companheiros (mártires)


3 de junho - São Carlos Lwanga e seus 21 companheiros (mártires)

Mártires africanos assassinados por volta do ano 1885 no reinado de Mwanga, rei de Bugunda, região que faz parte da atual Uganda. Naquela época, rezar e ser cristão era absolutamente proibido no reino. Mas Carlos Lwanga e outros três companheiros, que faziam parte da corte, recusaram-se a aceitar as ordens do rei e preferiram “rezar até a morte” a abrir mão de sua fé. Foram então condenados e martirizados junto com o conselheiro do rei e outros membros da corte.

Os 22 mártires ugandenses foram beatificados por Bento XV e canonizados por Paulo VI a 18 de outubro de 1964. Deles disse Paulo VI: “Quem são? Africanos, autênticos. Africanos pela cor, pela raça e pela cultura. As decisões arbitrárias e despóticas dos chefes são coisa gratuita e dão testemunho de tanta crueldade. Esta narração quase parece inverossímil; não é fácil imaginarmos as condições desumanas no meio das quais subsiste e se mantém até quase nossos dias, a vida de muitas comunidades tribais da África. Esta história precisaria ser meditada com vagar ...”

Oração: Deus nosso Pai, que o Vosso reino de amor se espalhe sobre a terra, no meio de todos os povos, no âmago de cada coração. Não permitais que a discriminação de qualquer espécie afaste os povos e as nações. Inspirai-me para que eu possa mudar a fim de também poder mudar o mundo. Fazei-me viver e proclamar a fraternidade. Amém.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: