Selected a language:

Floresta amazônica: O pulmão do mundo

 

Alguns já ouviram essa afirmação antes. O pulmão, órgão parte do sistema respiratório de muitos animais, é responsável pela absorção de oxigênio e devolução de gás carbônico, após a hematose – processo de troca gasosa nos alvéolos. A frase, de início, já passa a ideia contrária ao que de fato acontece, pois as árvores realizam o processo inverso, ou seja, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio. Além disso, a ideia que a Floresta Amazônica produz a maior quantidade de gás oxigênio presente na atmosfera é equivocada.

Na verdade, os seres que têm maior contribuição na produção de oxigênio disponível são as algas marinhas. As algas e as plantas constituem um grande grupo de seres autotróficos, ou seja, que produzem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, através de um processo conhecido como fotossíntese, convertendo a energia solar em energia química. As algas se diferenciam das plantas por não constituírem tecidos verdadeiros e possuem estrutura diversa das encontradas na maior parte das plantas, como raízes, caules, folhas.

No meio científico, existe uma hipótese que um grupo de algas, conhecido como algas verdes, deu origem à linhagem evolutiva das plantas. Isso ocorreu há milhões de anos, quando o ambiente aquático – o habitat das algas – encontrava-se esgotado de sais minerais essenciais para o processo fotossintético. Assim, as algas verdes possuíam algumas adaptações que as possibilitou conquistar o ambiente terrestre, dando origem à linhagem das plantas.

É verdade que a vegetação da Floresta Amazônica realiza fotossíntese e produz o gás oxigênio, necessário para o processo de respiração, entretanto a maior parte do oxigênio, que é liberado na atmosfera, também é consumida pela vegetação. Portanto, a afirmação mais correta a respeito do tema seria “A Floresta Amazônica é o ar condicionado do mundo”, visto que absorve grande parte do calor excessivo e de gases responsáveis pela aceleração do efeito estufa, como o gás carbônico.

Juliana Carani é Bióloga, formada na Universidade de Brasília [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: