Selected a language:

Comida X Ambiente: Conheça os benefícios do alimento orgânico

O mundo produz diariamente comida em quantidade suficiente para alimentar toda a população do planeta. No entanto, a fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos no mundo por não ter acesso a ela. Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome 2006 da ONU, estima-se que existam hoje 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo. O documento revela que 300 milhões de crianças passam fome no mundo e 25 mil pessoas morrem por dia de má nutrição ou doenças associadas ao problema.

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do planeta. O país desperdiça anualmente R$12 bilhões em alimentos que poderiam alimentar 30 milhões de pessoas carentes. Perto de 44% do que é plantado se perde na produção, distribuição e comercialização: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento e 1% no varejo. Com mais 20% de perdas no processamento culinário e hábitos alimentares, as perdas totalizam 64% em toda cadeia.

Comer menos carne é outra forma de colaborar com a natureza e diminuir a fome. A produção de proteína de origem animal requer muito mais solo, água e energia do que a produção de grãos e outros vegetais. A pecuária bovina é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil. A produção de suínos e aves consome grande parte da produção dos grãos do país.

Cerca de 70% do milho produzido no mundo vira ração. Dados da Embrapa apontam que o abate da suinocultura industrial em 2004 no Brasil foi de 26 milhões de cabeças. A suinocultura, muito praticada na região sul, é considerada uma atividade com grande potencial poluidor. Um porco produz dejetos equivalentes aos de 8 seres humanos. O lançamento indiscriminado de dejetos não tratados em rios, lagos e no solo vem contribuindo para a degradação do meio ambiente.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Deise Costa
    27/07/2010 18:39

    Me impressionei com a quantidade de comida desperdiçada. A materia abre nossos olhos.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: