Selected a language:

Relacionamentos: Estar presente. Por que é tão difícil?

*Sandra Rosenfeld

 

Para nós ocidentais, em razão de uma questão cultural e de educação, é muito difícil se entregar ao momento presente. Somos valorizados pelo que fazemos e pelo que temos e, raramente, pelo que somos. Natural que, por isso, estejamos sempre com os pensamentos no passado ou no futuro. 

 

Ser valorizado pelo que somos implica em respeitar nosso tempo interno, nossos silêncios, nossos momentos de introspeção, de quietude. Mas, ao silenciarmos, incomodamos o outro que não está acostumado com isso, não entende, sendo comum questionar o que está acontecendo, se há algo errado.

 

No entanto isso tudo é uma grande contradição e causa de muita ansiedade, sentido de inadequação, visto que só existe de fato um tempo no qual podemos interagir, e este tempo é o AGORA. 

 

Quando nossa mente divaga entre o passado e o futuro é aí que estão também nossos sentimentos. Todo pensamento traz junto a emoção daquela história. No passado, as emoções são de nostalgia, culpa, raiva, tristeza, ressentimento, etc. No futuro, geralmente, de ansiedade e medo, porque é sempre uma incógnita.

 

Nós somos um tripé: Ser, Fazer e Ter. Quando deixamos o SER de lado, caminhamos mancos, com pouco equilíbrio e harmonia. Estar presente significa viver cada momento com atenção, com foco, com entrega, e isso traz um sentido de realização maior do que qualquer outra coisa pode trazer. Nesses momentos únicos, temos a percepção e a vivência clara da eternidade, do infinito, da conexão com o Universo, com o Todo.

 

Mas a maioria de nós tem muita dificuldade, estamos aqui, mas querendo estar lá. Conversamos sem dar a atenção devida ao nosso interlocutor, já pensando no que responder. No entanto a vida passa literalmente num sopro e vamos deixando escapar por entre nossos dedos os melhores momentos, os mais significativos olhares, as falas mais bonitas, o toque mais afetuoso. 

“Você pode dizer que sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Eu espero que algum dia você junte-se a nós

E o mundo viverá como um só.” (John Lennon).

 

*Sandra Rosenfeld

Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era/Record. 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: