Selected a language:

O Mapa Astral do Brasil: Uma visão astrológica do nosso país

Por Titi Vidal
 
A Astrologia é a arte ou ciência que estuda os acontecimentos celestes e suas relações com os fatos terrestres. É um estudo antigo, que esteve presente em todas as grandes civilizações ao longo da história, como sumérios, babilônios, caldeus, egípcios, indianos, gregos, romanos, incas, chineses, entre outros. Desde tempos antigos, a Astrologia é aplicada à vida pessoal e coletiva da humanidade. Na verdade, inicialmente era utilizada apenas para os grandes eventos e acontecimentos, que interessavam ao coletivo. A Astrologia individual é muito mais recente. Os antigos olhavam para o céu e percebiam que determinados eventos celestes sempre coincidiam com acontecimentos climáticos, políticos e econômicos e começaram a traçar os paralelos e desenvolver esta área do conhecimento que, por muito tempo, foi considerada uma ciência, sempre presente na vida de grandes cientistas e governantes ao longo da história.
 
Uma das áreas muito praticadas é chamada Astrologia Mundial, com suas diversas áreas, entre elas o estudo dos ciclos políticos, econômico de cidades e países. E assim como as pessoas possuem um mapa astrológico, cidades e países também têm o seu, que permite uma visão detalhada sobre suas diversas áreas, incluindo clima, população, relações internacionais, serviços, segurança, economia, recursos naturais, educação, trânsito e todos outros assuntos que fazem parte de qualquer lugar.
 
O mapa astrológico é sempre o retrato do céu no momento do nascimento de alguém, de algum lugar ou de uma determinada situação. O mapa do Brasil considera o momento de sua independência, tendo como local de referência São Paulo, onde ela aconteceu. Assim, a data oficial de nascimento do Brasil é 07 de setembro de 1822, às 16:08h, em São Paulo.
 
O Brasil é, portanto, virginiano. Virgem rege, entre outras coisas: organização, trabalho, burocracia, tecnologia, ligação com a natureza e recursos naturais, saúde, treinamentos, sindicatos, agricultura. Estes são temas sempre presentes em um país nascido sob o signo de Virgem. O Brasil tem ascendente Aquário, signo que rege o futuro, o alternativo, a tecnologia, a revolução, entre outras coisas.
 
Não é à toa que na bandeira do Brasil está escrito “ordem e progresso”, palavras que melhor definem ambos os signos mais fortes no mapa do país. Ordem, condição existencial do signo de Virgem e como tudo que faz parte da essência de alguém – inclusive de um país – uma eterna busca dos governantes e do povo brasileiro, e progresso, palavra que bem define Aquário. Por sinal, também características pelas quais o Brasil é conhecido. País com boa mão de obra e de muito trabalho, tal qual indica sua essência virginiana e grande fama de país do futuro, imagem passada pelo seu ascendente aquariano. Isso porque o ascendente, assim como no caso das pessoas, tem muito a ver com a imagem pública, com a forma como alguém ou algum lugar é visto e conhecido.
 
Outra curiosidade sobre o mapa do Brasil é que além do Ascendente aquário o país possui Meio do Céu, que tem a ver com sua busca e seus governantes, em Escorpião. Conta a história que no dia 07 de setembro de 1822 Dom Pedro falou “independência ou morte” às margens do Rio Ipiranga e estas também são palavras chave de ambos os signos que marcam os principais ângulos do mapa do Brasil. Independência, alusão ao tão livre signo de Aquário e morte, referência a Escorpião, signo das grandes transformações.
 
E neste país do futuro, com mão de obra e recursos naturais suficientes para ser o país do presente, realizador e próspero, habita um povo alegre, leve e divertido, características do signo de Gêmeos, onde está a Lua do mapa do Brasil. A Lua, que no mapa de uma pessoa representa a alma e as emoções, em um país fala sobre seu povo, com suas características, potenciais e dificuldades. E o povo brasileiro é assim mesmo: alegre, leve, divertido, simples e amigo. É composto por pessoas de diversas origens e etnias, bem recebidos e acolhidos pelo país já que a Lua está na casa 4, mostrando a hospitalidade e a boa recepção de tudo que vem de fora. O povo brasileiro também é geminianamente feliz e desencanado, curioso, sempre desejando saber de tudo, mas nem sempre querendo se comprometer com os grandes acontecimentos. Tem também o famoso “jeitinho brasileiro”, bem típico do signo de gêmeos. Mas é também um povo justo, característica presente pelo contato da Lua com o planeta justiceiro, Júpiter, que mostra o quanto o povo brasileiro é capaz de se reunir – por causa da Lua em Gêmeos – quando há a necessidade de brigar por mais justiça e harmonia para todos.
 
Por falar nesta conjunção entre Lua e Júpiter na casa 4 do Brasil, é justamente isso que indica a presença de tantos recursos naturais em nosso país. A base do país é esta: uma natureza generosa, um litoral extenso, muitos rios, árvores, fauna e flora riquíssimas, com toda abundância que Júpiter, planeta dos exageros e dos excessos, pode oferecer. E isso tudo bem acessível ao povo brasileiro, já que este Júpiter está junto à Lua do país. Em outras palavras, temos um país provedor, uma boa mãe natureza. Astrologicamente, a casa 4 rege a mãe e a base, as origens e também tem a ver com a natureza e os recursos naturais de um país e no caso do Brasil temos toda essa abundância, com o fértil signo de Touro na base do mapa, no que chamamos de cúspide – ou início – da casa 4 e com a presença de Lua e Júpiter nesta área do mapa, mostrando que temos uma terra ampla e fértil. E o Brasil é mesmo extenso e rico em termos de natureza e recursos naturais.
 
E o Brasil também é rico em outros sentidos, com a presença de Plutão na casa 2, área que fala sobre o dinheiro, os bens e valores do país. Já Plutão indica riqueza e poder, porém controle e tensões ligadas aos assuntos envolvidos. No caso do Brasil, vemos que há muita riqueza, porém ela é concentrada e há uma má distribuição da renda, que fica concentrada nas mãos da minoria da população, detentora não só de bens e recursos, mas também de muito poder. Sem falar que no mapa do Brasil, este Plutão rege o Meio do Céu, ligado aos governantes e à administração do país, que tem mesmo todo poder econômico e financeiro em suas mãos.
 
Com relação ao tamanho do país, também é importante lembrar que apesar da extensão do Brasil e toda sua grandiosidade, nem todos os lugares são acessíveis. Por sinal, transporte é justamente um dos principais problemas do país, que sofre com a falta de comunicação entre cidades e estados e o péssimo acesso a algumas regiões mais distantes e isoladas. Falta infraestrutura nesta área e isso é indicado pelo planeta Saturno, que indica limitações e dificuldades onde está e que, no caso do mapa do Brasil, está na casa 3, que além dos transportes, das ruas e estradas, tem a ver com a educação, especialmente a educação básica, primária, outra área em que falta infraestrutura e investimento no país. Ainda em relação aos transportes e a circulação no Brasil, este Saturno do mapa do país está mal aspectado com o planeta Marte, que mostra o alto índice de acidentes devido à falta de infraestrutura adequada nas rodovias. Mas é um Saturno bem aspecto com o Sol do país, que mostra luz no fim de túnel e afirma que é algo possível de ser resolvido, desde que se coloque atenção e seja feito um bom investimento, de base, o que leva tempo, custa caro e exige esforço e dedicação.
 
O mesmo vale para a educação no país, que se mostra deficiente, também indicada por este Saturno na casa 3, mas que também possui um potencial de solução e estruturação. É bom lembrar que a casa 3 rege especialmente o ensino básico, que mais sofre com a falta de infraestrutura, mas que gera problemas e consequências futuras, especialmente nos estudos superiores e no campo profissional, o que também é confirmado pelo mapa astrológico do país, já que este Saturno na casa 3, que rege a falta de infraestrutura no ensino básico faz uma tensão com Marte, que está na casa 9, que representa as universidades e estudos superiores.
 
E por falar neste Marte, planeta que entre muitos assuntos rege os esportes, sua presença na casa 9 do país, que rege o exterior e os outros países, mostra todo sucesso que nossos esportistas fazem fora de casa. Muitos esportistas brasileiros ficam famosos e reconhecidos em outros países, onde além de destaque ganham também muito dinheiro. Ou seja, este Marte do país na casa 9 mostra que exportamos muitos dos nossos melhores esportistas e talvez até pela impossibilidade de proporcionar o que merecem no próprio país, já que este Marte recebe uma tensão de Saturno, que aponta limites, dificuldades e falta de segurança e estrutura. Mas este Marte está muito bem aspecto com Urano e Netuno, mostrando que temos esportistas extremamente talentosos e que vale a pena investir em esporte no país. Vale a pena investir mais também em transporte e educação, com já mencionado anteriormente, pois este Marte também rege a casa 3 do país, ligada a estes assuntos e também a todo tipo de comunicação.
 
E por falar em exterior, o povo brasileiro adora conhecer outros lugares e só assim se dá conta do quanto vive em um país maravilhoso, com gente acolhedora e tantas coisas valiosas. Mas é um país virginiano, autocrítico por natureza, sempre achando que precisa melhorar. Somos eternos insatisfeitos, sempre em busca de novidades vindas de fora que possam melhorar a nossa vida e nem sempre sabendo valorizar aquilo que temos. É isso que indica esse Sol virginiano do país e também este Marte na casa do estrangeiro, em bom aspecto com Urano e Netuno, que trazem as novidades e as últimas tendências para dentro do nosso país.
 
Por sinal, o Brasil é conhecido no exterior especialmente pelo futebol, também obra do Marte na casa do estrangeiro, mostrando como somos vistos lá fora. Também somos conhecidos pela sexualidade do povo brasileiro, já que Marte também fala de sexo. E pela violência das grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, já que Marte rege também a violência, as brigas e assassinatos. Também somos vistos como um país diferente e cheio de potencial, graças ao ascendente aquariano do Brasil, o que faz com que muitos estrangeiros queiram investir no país, apesar de desejarem também utilizar mão de obra – virginianamente muito boa – e todos nossos recursos naturais, que nós mesmos precisamos aprender a valorizar cada vez mais. Temos que lembrar mais vezes que somos um país rico, com grande potencial para prosperidade e o crescimento, com toda chance de ser este país do futuro, como costumamos nos definir.
 
Outra característica marcante do povo brasileiro é este acolhimento todo que faz com que todos os imigrantes sejam sempre muito bem vindos. Mais uma vez a Lua e o Júpiter em Gêmeos na casa 4 do país dizendo que “sempre cabe mais um” e que todos são sempre bem vindos e podem conviver bem, apesar das diferenças. Na verdade, o povo brasileiro adora se misturar e é uma população que quer crescer. As famílias são grandes, com muitos filhos e agregados.
 
O clima do Brasil também é muito bom, apesar de diversificado dependendo da região do país, como bem aponta este Júpiter em Gêmeos.
 
As relações internacionais do Brasil também tendem a ser muito positivas sempre, com a presença de Vênus, planeta da diplomacia, da harmonia e do entendimento no simpático e carismático signo de Leão, na casa 7, que fala do contato do país com outros países. Há sempre a tentativa de entendimento, a busca de paz e a capacidade de levar harmonia, solução, sempre em busca de paz.
 
Sobre a política e os políticos podemos ver que Urano e Netuno, planetas que regem o diferente e a confusão estão na casa 11 do país, que tem a ver com o Poder Legislativo. A presença do Netuno nesta casa, inclusive, fala sobre a corrupção e o fato de muitas coisas acontecerem debaixo dos panos. Até porque estes planetas fazem um mal aspecto com Plutão, que também pode ter a ver com corrupção em busca de status, riqueza e poder, e que está em uma casa ligada a dinheiro no mapa do país. Este Plutão também rege o Meio do Céu, que tem a ver com os governantes e o Poder Executivo. Mas nem tudo está perdido, já que o mapa do Brasil aponta potencial de solução ou pelo menos melhora neste assunto, com a presença de Urano bem aspectado ali. Este Urano é o regente do Ascendente, que também tem a ver com o povo brasileiro, mostrando que quando a população desejar pode fazer diferente, mas precisa ser mais ativa e presente, querendo participar mais para trazer mudanças verdadeiramente significativas para o Brasil.
 
No fundo, o Brasil tem mesmo muito potencial e podemos dizer que é um país abençoado, com a presença desse Júpiter na base do mapa, mostrando também a religiosidade do povo brasileiro. Na verdade, além deste Júpiter conjunto à Lua do Brasil, o regente do Ascendente, Urano, está conjunto a Netuno, que também tem a ver com fé, espiritualidade e religião. O povo brasileiro é religioso, tem fé. E há uma diversidade de fés e crenças, apontada pela presença de Júpiter no múltiplo signo de gêmeos e o Netuno junto a Urano, que também rege tudo aquilo que é diferente. No Brasil, há certa liberdade de expressão religiosa e todas as crenças e religiões convivem harmonicamente. Não raro, vemos pessoas que acreditam um pouco em tudo, misturando crenças e religiões. Sem falar que uma das maravilhas modernas do mundo é o Cristo Redentor, que está no Rio de Janeiro abençoando a cidade maravilhosa e, claro, todo Brasil. Isso só reforça que o Brasil é visto também lá fora como um povo religioso e espiritual, que tem fé. E dá para ver mesmo pelo mapa que o Brasil sem dúvida é protegido e merece toda essa dedicação espiritual de seu povo.
 
E o Brasil tem potencial para crescer cada vez mais e compartilhar tudo que tem de bom com o mundo, fazendo diferença no coletivo. É o que mostra o nodo norte, ponto que indica o caminho a ser seguido, o destino de alguém ou de uma nação, próximo ao ascendente do país – que também representa o próprio país – em Aquário, signo do futuro e do coletivo. Ou seja, o Brasil é mesmo o país do futuro, que cada vez mais está se fazendo mais presente e que temos que saber aproveitar!

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: