Selected a language:

Castanha de Baru: Afrodisíaca, seduzindo o mundo

A Castanha da região centro-oeste do país é um super alimento! Além de possuir um sabor super agradável, que lembra o do amendoim, é ao contrário desse, rica em gorduras do bem.

 

Com sabor semelhante ao amendoim, a castanha do baruzeiro é rica em proteínas, ácido graxos, fibras, minerais, além de ser uma ótima fonte de ferro e zinco. Em razão da grande quantidade de ferro em suas castanhas, o baru vem sendo empregado no combate à anemia, tanto que, no ano de 2001, a prefeitura de Goiânia passou a utilizar a farinha de baru na merenda escolar.

 

Nas comunidades de onde o baru é extraído, ele é conhecido como o “viagra do cerrado”, em virtude da sua natureza afrodisíaca. O zinco é considerado o mineral mais importante para a fertilidade feminina e masculina, e o baru contém uma quantidade grande desse mineral.

 

Da castanha do baru se extrai um óleo semelhante ao azeite de oliva, que contém ômega-6 e ômega-9. Essas substâncias são importantes na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Elas regularizam os níveis de glicose no sangue, reduzem a gordura abdominal e a incidência de câncer, além de ajudarem na cicatrização e na queda de cabelo. O ômega-9 ainda é um potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres e inibe a agregação plaquetária e a formação de trombos. A polpa do baru é uma importante fonte de alimento para a fauna nativa e para o gado. Infelizmente, essa espécie tão rica está ameaçada de extinção, devido à destruição do cerrado, em função do avanço da fronteira agropecuária e do seu corte em razão da excelente qualidade de sua madeira.

 

Pela grande quantidade de ferro é utilizada para tratamentos relacionados a anemia, e não para por aí, também possui uma grande quantidade de zinco que auxilia em processos de fertilidade (olha o porque da fama de afrodisíaca).  E ainda por cima a super castanha  tem antioxidantes capazes de combater diversos tipos de inflamações, como por exemplo o acúmulo de gordura no corpo. É pouco ou quer mais? Castanha de Bauru na nossa cozinha já!

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: