Selected a language:

Fé nos Orixás: Descubra como calcular os Odus que regem a sua vida

Para conhecer seus Odus, tome como ponto de partida a data do seu nascimento.

Muitas pessoas escreveram com dúvidas sobre o cálculo e fomos buscar a explicação de Kleber D'Oxum:

Como Calcular os seus Odús

PRIMEIRA FORMA DE CALCULAR:

O que é Odu?

 

O significado de Odu é: (destino, caminhos); é o Signo dos Orixás e é através deles que ficamos sabendo um pouco mais sobre nós mesmo e de qual Orixá recebemos proteção.

 

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento.

Exemplo 1 : Maria nasceu dia 15/10/1985

some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ.

 

Exemplo 2: João nasceu 22/12/2012

some: 2+2+ 1+2 +2+0+1+2= 12 então o seu Odu é Ejilashebora.

 

Caso o número obtido seja maior que 16 reduza a um algarismo que de entre 1 e 16, isto é, se der 18, por exemplo, some 1+8= 9 e o seu Odu será OSÁ.

 

Veja abaixo os Odus e os números correspondentes:

1. OKANRAN Odu regido por Exu. Você parece ser agressivo, mas na verdade está apenas lutando para preservar a independência da qual muito se orgulha. Você não poupa esforços para atingir seus objetivos, mas deve tomar cuidado para não arrumar inimigos à toa.

 

2. EJIOKÔ Odu regido pelos Ibejis e Ogun. Você se mostra calmo no comportamento e seguro nas decisões, mas na sua mente sempre existem dúvidas. Não tenha medo de externar estas incertezas. Como muitas pessoas o amam, você acabará recebendo bons conselhos.

 

3. ETA-OGUNDÁ Odu regido por Ogun e Obaluaiê. A obstinação que se traduz em agitação e inconformismo, é uma das suas principais características. Mas, se usar suas qualidades, como a coragem, criatividade e a perseverança, conseguirá o que mais anseia: o poder e o sucesso.

 

4. YROSUN Odu regido por Iansã, Iemanjá. Sempre sereno e disposto a ver tudo com muita clareza e objetividade, você sabe resolver situações confusas ou tumultuadas. Tem plena consciência da sua força moral e não hesita em usá-la para atingir todas as suas metas.

 

5. OXÉ Odu regido por Oxum e Logun Edê. Sensível e sempre atento, você é uma pessoa sempre disposta a proporcionar alegria aos outros. Mas há momentos nos quais você precisa de isolamento para poder refletir, pois preza muito sua liberdade e, sobretudo, seu, crescimento.

 

6. OBARÁ Odu regido por Oxossi e Xangô. Você luta com unhas e dentes pelo que quer e geralmente consegue muito sucesso material. Mas, no amor precisa entender que não pode exigir demais dos outros.

 

7. ODI Odu regido por Omolu e Exu. Você realmente está satisfeito com o que consegue. Mas não fica se lamentando. Prefere ir à luta. Caso aprenda com clareza seus objetivos, alcançará grandes êxitos.

 

8. EJIONILE Odu regido por Oxaguiãn, Ogun e Xango Airá. Sua agilidade mental faz de você uma pessoa falante e muito ativa. Além disso, você gosta de poder e prestígio, por isso luta com muita intensidade pra chegar ao topo. Muitas vezes tempestuoso, e incontrolavel, mas seu senso de justiça o impede de prejudicar quem quer que seja.

 

9. OSÁ Odu regido por Iemanjá e Iansã. Você é uma pessoa que gosta de estudar cuidadosamente todas as coisas a sua volta, tem uma larga visão do mundo, por isso esta sempre pronto a poder ajudar, seja quem for. Dica: Se quiser manter a paz no seu dia a dia sera preciso aprender a não deixar fatos externos interferir em sua vida pessoal.

 

10. OFUN Odu regido por Oxalá. Seu jeitão rabugento é apenas um escudo para que os outros não abusem da sua boa vontade e sensibilidade. No fundo, você é uma pessoa serena, que se adapta aos autos e baixos da vida.

 

11. OWANRIN Odu regido por Iansã, Ogun e Exu. A pressa e a coragem são suas características. Tenso e agitado, você nunca fica muito tempo no mesmo lugar, a não ser que se sinta obrigado. Pode não obter grande sucesso material, mas a vida sempre lhe reserva muitas alegrias.

 

12. EJILAXEBORÁ Odu regido por Xangô. Sua principal virtude é o amor à justiça, que algumas vezes se transforma em intolerância com os erros alheios. Nessas ocasiões, você deve se voltar para outras de suas qualidades: a dedicação, que lhe permite ajudar todas as pessoas.

 

13. EJI-OLOGBON Odu regido por Nanã e Obaluaiê. Você está quase sempre um pouco deprimido. Só faz o que quer quando quer o como quer. Mas, como tem grande capacidade de reflexão, acaba se adaptando e consegue viver bem com os outros.

 

14. IKÁ-MEJI Odu regido por Oxumarê. Paciência e sabedoria são suas principais características. Versátil, você se dá bem em qualquer atividade. Poderá passar por provações materiais e sentimentais, mas sempre saberá reencontrar o caminho para a felicidade.

 

15. OBE-OGUNDÁ Odu regido por Ogun, Iemanjá, Omolu e Obá. Você uma pessoa rebelde e cheia de vontades, que muitas vezes não resiste a defender seu ponto de vista mesmo depois que percebe que está errado. Por isso, deve tomar cuidado para não se deixar dominar pelo nervosismo.

 

16. ALAFIÁ Odu regido por Oxalá e Orumilá. Suas principais características são a tranqüilidade e alegria. Amante da paz, você cria um clima de harmonia á sua volta. Se mantiver o equilíbrio, sem dúvida alcançará o sucesso.

----

SEGUNDA FORMA DE CALCULAR

No momento em que nascemos, logo que respiramos pela primeira vez, todas as energias do Universo Material e Imaterial se ligam ao nosso corpo físico. Nesse momento é formada um vibração divina, um padrão de energias Divinas, Astrais e Numerológicas que são particulares, intransferíveis e atemporais.
 
Esse padrão é unico para cada indivíduo e nesse momento absoluto, a pessoa tem traçado o seu Odú, termo que em, Yorubá, siginifica “caminho” ou “destino”.
 
Existem, na África e em outros  paises que cultuam os Orixás e que procedem o jogo de Ifá,  tilizando vários e inúmeros Odús, mas tradicionalmente, aqui no Brasil, estabilizou-se dezesseis Odús. Visto dessa forma, a Cabala individual é formada, composta de 05 Odús, todos associados e resultantes da data de nascimento.

Quatro desses Odús são referentes à sua vida material e um, referente a seu caminho espiritual.
 
Os Odús sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis.Quando os conhecemos, podemosos lidar  melhor com eles e viver bem com a gente e com os outros, pois um Odú, não pode ser trocado, apenas lapidado.
 
1- Tome cinco pontos de partida a data de nascimento da pessoa e trace num papel, quatro linha horizontais cortadas ao meio por uma linha vertical. Esse linha vertical irá separar os algarismos em duas colunas: Uma a esquera e outra direita.
 
2- Na primeira coluna da primeira linha, escreva o primeiro digito do dia do nascimento  da pessoa e na segunda desta mesma linha e segundo digito do dia;
 
3- Na primeira coluna da segunda linha, escreva o primeiro digito do mês do nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesa linha o segundo digito do mês;
 
4- Na primeira coluna da terceira linha, escreva o primeiro digito do ano de nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesma linha o segundo dígito do ano;
 
5- Na primeira coluna da quinta linha, escreva o terceiro dígito do ano do nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesma linha o quarto dígito do ano;

 


 6- Agora deve-se proceder a soma das algarismos das colunas:
 
Coluna 1= 10
 
Coluna 2= 22
 
Que será na redução 2+2= 4. Pois todo numero superior deve ser reduzido, somando-se todos os algarismos.
 
7- A seguir desenha-se uma cruz e escreva nas extremidades das mesmas as palavras TESTA, FRONTE DIREITA, NUCA, FRONTE ESQUERDA (este desenho representará os pontos da cabeça da pessoa conforme o modelo abaixo:

 

 

O número encontrado como resultado é equivalente ao centro da cabeça, representa o Abi Odú, ou Odú do nascimento e é ele que rege o destino da pessoa, suas qualidades principais e sua personalidade.
 
O Odú da testa relacionado á vida material da pessoa, diferentemente do numero, ou Odú do Centro, que sempre está relacionado à sua vida espiritual. Os Odús da nuca e laterais apenas servem para harmonizar a cabeça das pessoas.
 
8- Então, escreva o numero correspondente à soma da coluna 2 (4 no exemplo) no ponto referente à testa e o número correspondente à soma da coluna 1 (1, no exemplo) no ponto referente á Nuca.
 
9- Para encontrar o numero correspondente à fronte direita, some os dois numeros já obtidos (4 e 1), obtendo o resultado 5. Nessa caso, vale à pena lembrar que, caso o resultado fosse superior a 16, haveria a necessidade de reduzir a um unico algarismo. Exemplo: 17= 1+7= 8.
 
10- Para encontrar o numero correspondente à Fronte Esquerda, some os três numeros já obtidos: 4+1+5= 10.
 
11- Para encontrar o número correspondente ao Centro da Cabeça, some todos os algarismos da data de nscimento da pessoa( 1+3+1+2+1+9+7+8 ). Reduzindo sempre o resultado que ultrapassou 16. Então, nesse caso específico, encontramos 32= 3+2= 5. Este numero então, passa a ser o Odú de Nascimento, ou seja, o Abi odú, que rege o centro da cabeça da pessoa.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Graziele
    28/12/2010 08:41

    Bom dia, eu gostei muito da matéria,porém, me confundi muito com a forma de fazer os cálculos... seria muito pedir ajuda para obter o resultado? Nasci em 02 de março de 1991. Grata desde já.

  2. #2
    mavia
    08/03/2011 17:38

    gostaria de obiter de voçe uma ajuda para saber qual orixa rege meu nascimento 25-01-1971 signo aquario.estou precisando de ajuda

  3. #3
    nanny
    26/04/2011 16:43

    gostaria de saber quem está no meu ori. nasci em 10/03/1982 e fico em dúvida qnto a soma.

  4. #4
    Nanny .M
    06/08/2011 01:10

    eu adoraria também saber meu ori e quais os orixás que regem meu nascimento e minha vida . Nasci dia 04/12/1965

  5. #5
    William
    08/10/2011 21:00

    Graziele odu 7 Obaluae!!!

  6. #6
    William
    08/10/2011 21:02

    nanny obará Xango!!!

  7. #7
    William
    08/10/2011 21:03

    nanny.m Oxalá!!!

  8. #8
    osiel
    12/10/2011 16:57

    Não conseguir entender. Se tivesse colocado exemplos conforme as etapas dos calculos ficaria melhor de entender!

  9. #9
    jenifer aparecida barcelar batista
    24/10/2011 16:44

    eu gostoria que vcs poderia fazer o calculo pra mim saber de que orixas eu sou

  10. #10
    marcos aurelio souza de mesquita
    11/11/2011 03:33

    não entendi bem a coisa porque eu achei ofun oxalufã.e acho que sou de ogum ou xangô.me ajudem sou de 06/02/1956. e nasci as 13 horas.

  11. #11
    dayane
    17/12/2011 13:07

    boa tarde, Gostaria que me ajuda se a sabe qual seria o orixa esta nesta datas 20/09/1991 e data 15/07/1986

  12. #12
    Marcília Conuelo Almeida Sá Teles Vilela
    19/12/2011 21:55

    Olá,boa noite,senti muita dificuldades em fazer os calculos,gostaria se possivel mim ajudasse,pois nasci em 18/02/1968 ás 18:00hs,por favor mim envie parao email,Agradeço,dese já abraço e um natal e ano maravilhoso.

  13. #13
    rosemere souza da silva
    26/12/2011 12:41

    gostaria de saber quem sao os meus orixas;nao consegui fazer sozinha,nasci em 21/12/1979

  14. #14
    matheus
    30/12/2011 14:40

    eu não entendir direito como se faz os calculos. você poderia colocar alguns exemplos. minha data de nascimento e 03/05/1991.se você poder fazer pra min eu agradeço muito.

  15. #15
    matheus
    30/12/2011 14:40

    eu não entendir direito como se faz os calculos. você poderia colocar alguns exemplos. minha data de nascimento e 03/05/1991.se você poder fazer pra min eu agradeço muito.

  16. #16
    Luiza Nobre
    01/01/2012 19:26

    gostaria de saber quais sao meus orixás, nasci no dia 17-02-1998. obrigada

  17. #17
    Andréa
    30/01/2012 10:04

    Gostaria de saber o meu 01/04/1973

  18. #18
    Tom
    07/03/2012 18:30

    Acei super interessante mas juro que não compreendi o modo de fazer teria como postar um exemplo? Obrigado pela atenção e axé a todos!

  19. #19
    Poliana
    14/03/2012 16:08

    Sou do dia 08/03/1980 gostaria de saber meu odu desde ja agradeço

  20. #20
    SONIA
    22/03/2012 14:48

    Adorei o artigo mas achei dificil os calculos. Acho que fiz errado. Me ajuda 21/01/1979. Grata

  21. #21
    ALEXSANDRA ANDREA DE ASSIS
    23/03/2012 19:59

    gostaria de saber meu odu 08/12/1973. grata!

  22. #22
    ana maria de oliveira
    26/03/2012 13:28

    porque não desenhar o modo de calcular?obrigada!

  23. #23
    lorraine souza
    26/03/2012 20:43

    oi não conseguir fazer tem como eu saber eu nascir dia 27/07/1988

  24. #24
    sandra
    26/03/2012 22:33

    gostaria de saber quem rege meu ori quais minhas energias nasci 17-06-1969

  25. #25
    maria celia brito dos santos
    28/03/2012 20:46

    gostaria de saber qual odu rege a minha vida e a melhor forma de agrada-lo nasci em 01/08/1963 em 2010 fui iniciada para oxasse pois segundo minha mãe de santo este é meu orixa de cabeça mais minha vida ficou péssima depois desta iniciação e para piorar a casa de minha mãe de santo está fechada a quase 1 ano sem atividade por favor preciso de um conselho para dar seguimento a minha vida espiritual se possível me indique alguém que possa abrir um jogo sério para mim pois já não sei mais a quem recorrer .a resposta pode ser enviada para meu e-mail conto com sua ajuda .

  26. #26
    francisco de assis filho
    28/03/2012 23:21

    Olá amigos! pocha fiz vários calculos, mas tou com duvidas, poderiam mim ajudar fazendo o calculo serto pra mim? nasci em 26 09 1975, desde já fico muito agradecido. maués-AM

  27. #27
    mchele
    29/03/2012 13:27

    adorei mas não consdgui descobri o meu ori.data de nasc.16.03.1974

  28. #28
    neusa
    30/03/2012 13:20

    gostei mas não consegui descobrir meu ori.data de nascimento 28.08.1985

  29. #29
    angel
    30/03/2012 19:08

    o calculo eh facil se usar a numerologia total da data de nascimento da o mesmo numero por exemplo : a data 18 11 1973 reduzindo fica 9 + 2+ 2= 13/4 o abi dessa pessoa seria o numero 13 e o numero 4 que sao iansa, iemanja egum e nana. mais facil

  30. #30
    VMS
    31/03/2012 10:06

    Interessante e fácil calcular a primeira parte, porém, a segunda e confusa, deveria ter um modelo visula á seguir. VMS.

  31. #31
    Noel Carlos Seraphim Ramos da Silva
    31/03/2012 14:03

    Achei um pouco complicado, na dúvida agradeceria se confirmasse; minha data de nascimento e 03/12/1965; se possível fazer pra min, eu agradeço muito.

  32. #32
    Rafael
    03/04/2012 20:09

    Poderia me ajudar ? 11/12/1992

  33. #33
    Jo
    06/04/2012 09:16

    Olá, Poderia calcular o meu? Me disseram q sou d obará, mas nos cálculos q fiz não batem... Minha data d nascimento: 27/01/1973 Obrigada!

  34. #34
    NAAMA DE LUNA SOARES
    07/04/2012 04:18

    como saber sobre o que diz o odu sobre a vida espiritual material e a personalidade da pessoa.se nao ha como consultar.existe os numeros e os odus mais nao fala sobre cada um.

  35. #35
    naama de luna soares
    08/04/2012 03:21

    desejo saber qual o meu odu,quero tambem saber quais sao as caracteristicas do meu odu.no campo espiritual,financeiro e profissional.

  36. #36
    Elson david
    08/04/2012 15:48

    gostaria muito de saber o meu tbm nasci 09- 05-88

  37. #37
    fabiano francisco machado de oliveira
    09/04/2012 20:36

    Nasci no dia 21 de outubro de 1982 as 09:00 da manha que orixa me rege

  38. #38
    jeanne
    13/04/2012 13:45

    Olá gostaria de saber a correspondência de cada número com os odus....obrigada!

  39. #39
    silas costa teixeira pereira
    13/04/2012 18:00

    kero saber o meu.mas tenho admiraçao por ogun

  40. #40
    Tania Gloria ttenbauer
    14/04/2012 10:12

    Olá Tania, me faz um favor, quando puder imprime essa matéria pra Adriana, tenho certeza que ela vai gostar. Aqui explica como achar o Odun da data de nascimento das pessoas. Gisele usa esse met´do para cahar. ela vai aprender o que rege nosso guia espiritual quando nascemos. bjsssssssssss Olga

  41. #41
    maristela martins nunes
    14/04/2012 21:37

    meu numero deu 9 qual e o orixa

  42. #42
    Maria Cecilia Rangel
    15/04/2012 19:10

    Gostaria de saber um pouquinho mais, minha data de nascimento é 26/12/1963.

  43. #43
    anair s
    15/04/2012 22:11

    gostaria de saber quem rege o meu ori.... 02/05/76

  44. #44
    jose severino
    16/04/2012 01:48

    oi queria saber meu orixa de frente e de cabeça nasci no dia 30/08/1996 poderia me falar

  45. #45
    marcelo jose dos santos
    17/04/2012 08:51

    deve ser muito bom eu adoro

  46. #46
    alexandra aparecida vieira
    17/04/2012 10:12

    me entereço muito por tudo isto tenho muita fé e acredito mesmo embora entenda pouco .gostaria de entender melhor.

  47. #47
    aldenis
    17/04/2012 12:30

    eu queria que voces confirmasse o meu orixa e odu regente minha data de nascimento é 01/08/1983

  48. #48
    Juliana Ferreira Leite
    17/04/2012 12:37

    concordo com o leitor acima a primeira parte é facil mas a segunda eu já não entendi direito, gostaria que me confirmassem nasci 13/03/1980. Obrigada!

  49. #49
    jorge luiz rodrigues
    17/04/2012 12:41

    olha gostei m uito da explicação vc poderião colocar mais sobre odusa um grande qabraço e colofe

  50. #50
    ana paula monteiro lopes
    17/04/2012 15:06

    gostAria de saber qual o santo sobre um pouco minha vida sentimental obrigada fique com deus

  51. #51
    pedro uevertom
    18/04/2012 15:16

    ai entendi mais o menos assim testa deu 7 fronte direita 10 fronte esquerda 9 nuca 12 e centro deu 10 mais i ai qual e meu santo de cabeça dépois das somas como sei qual e obrigado

  52. #52
    paulo oliveira
    20/04/2012 13:42

    estou em duvida,achei meus numeros de cabeça e laterais,mas onde fico sabendo qual orixa eles representam minha data de nascimento 08 01 1963 grato

  53. #53
    mara
    22/04/2012 21:27

    nao consegui fazer, podem me ajudar? nasci em 15/10/1967. obrigada, de cõração

  54. #54
    ROBSON CAMPOS TORRES
    23/04/2012 14:52

    NASCI EM 31 10 1960 E DIZEM QUE MEU ODU DE CAMINHO DIGAMOS ASSIM E EXU E EU TENHO REALMENTE UMA FASCINAÇAO LOUCA POR EX E GOSTARIA DE SABER ATE Q PONTO ISTO E VERDADEIRO E SABER QUAL ODU REGE MINHA VIDA

  55. #55
    José augusto oliveira da silva
    18/07/2013 13:37

    Olá boa tarde, gostaria de que orixa eu sou já disseram q sou de xango de oxosse de oxalá confundiram minha cabeça nasci dia 10/10/1976

  56. #56
    Simone Cardoso
    21/07/2013 11:59

    Meu número deu 8, qual o Orixá? Obrigada.

  57. #57
    Bel Andrade
    24/07/2013 15:17

    olá o numero do meu abú de nascimento é 3 poderia me disser qual é o orixa

  58. #58
    elisabete cascarano casemiro
    03/08/2013 21:50

    boa noite. fiz os cálculos certos mas como saber quais os orisás? tenho 5 testa, 8 nuca, 4 fronte direita, 8 fronte esquerda e 4 no centro. gratidão asé.

  59. #59
    Allan
    04/08/2013 19:41

    Gostaria de saber quais são meus orixas eu nasci em 01011978

  60. #60
    Marcelo Marcos
    08/08/2013 11:05

    Olá, bom dia !!! Estranho.....fiz meu odú e todos os números fecharam no 9, completamente todos !!!! Poderia me dizer algo disso ?? Minha data de nascimento é 11/03/1975 Desde já lhe agradeço,

  61. #61
    Marcelo Marcos
    09/08/2013 20:39

    Olá, boa noite !!! Fiz o calculo, e o meu deu 9 em todos os lados, inclusive no centro. O que isso significa ??? O 9 representa Osá, correto ??

  62. #62
    lidya
    13/08/2013 11:55

    QUERIA AJUDA NO MEU SOU CAPRICORNIO DO DIA 25-12-1993 PODEM ME AJUDA?

  63. #63
    Maycon
    22/08/2013 17:14

    voce poderia me ajudar nasci no dia 27 07 1997 por favor da uma ajuda aii

  64. #64
    evandro
    25/08/2013 16:15

    gostaria de ajuda pois me confundi com os numeros e quero saber q orixa rege minha cabeça 07/11/2000

  65. #65
    Alexsandra Araújo De Jesus
    11/09/2013 19:38

    Eu gostei muito da matéria e entendi quase tudo, menos como fazer o calculo se puder me ajudar ficarei grata. Meu signo é Libra minha data de nascimento é 25/09/1989.

  66. #66
    Jaqueline
    31/10/2013 10:50

    Olá. Tentei fazer mas não consegui. Gostaria de receber sua ajuda. Sou nascida em 03/02/1986. Grata.

  67. #67
    reinaldo batista esteves
    02/12/2013 20:00

    oi eu tentei mas não consegui,mas eu gostaria de saber que santo sou eu minha data de nascimento é 04/05/1976 eu estarei aguardando

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: