Selected a language:

Feng Shui Residencial: Dicas e atitudes para energizar a sua casa

Por Cris Ventura

 

O objetivo do Feng Shui é melhorar a energia vital (chi) que está presente nos ambientes que vivemos. A prática consiste em identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados de um imóvel e aplicar técnicas e curas, sugerir mudanças na disposição dos móveis e na decoração, indicar cores e formas ideais para equilibrar e fortalecer o chi do ambiente, trazendo benefícios aos seus ocupantes. 

Mas existem muitas maneiras de melhorar a energia dos ambientes com atitudes e dicas que você pode aplicar na sua casa com facilidade, praticidade e com bons efeitos para começar a praticar o Feng Shui. Confira:

 

 

Organização

 

O primeiro passo do Feng Shui é a organização da casa. Inicie com a limpeza e arrume um cômodo de cada vez. Verifique gavetas, armários, caixas e o famoso “quarto da bagunça” e pergunte-se: você realmente gosta, precisa ou tem boas recordações de todas as coisas que estão nesse espaço? Se a resposta for sim, coloque os objetos em uso. Agora, se a resposta, for não, mande logo embora.

 

Entrada

 

A entrada da casa é o cartão de visitas, a apresentação e liga o ambiente interno com o externo conduzindo o ‘chi’ (energia vital). Então, lembre-se de dar boas-vindas ao ‘chi’ com uma bela iluminação, plantas, flores, quadros, fontes ou espelhos. Essas dicas valem tanto para a parte externa da casa como para o hall de entrada.

 

Centro da Casa

 

Esse ambiente é muito importante, pois representa saúde física e mental e é regido pelo elemento terra, então, decore com suas representações que são: peças feitas de cerâmica, objetos com formato quadrado e plantas em vasos com terra. Nas paredes ou na decoração você pode usar diferentes tons de amarelo. 

 

Cozinha

 

A cozinha contém itens que representam prosperidade: fogão e armários. Por isso, tome muito cuidado com a disposição do fogão - se ele ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira, coloque um sino de vento ou cristal para evitar que a água (pia e geladeira) apague o fogo (a fogão). Já os armários devem ser limpos, organizados e livres de objetos quebrados e alimentos e remédios vencidos para que suas finanças se organizem.

 

Banheiros

Mantenha os tampos dos vasos sanitários abaixados e as portas dos banheiros fechadas para evitar o escoamento de energia. Objetos de cor amarela e plantas em vasos com terra no banheiro equilibram as energias. Aromas e velas são indicados para deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

 

Quarto do Casal

 

As cores das paredes e das roupas de cama devem ser suaves – tons de rosa, verde, lilás e branco. Use o vermelho numa colcha e nos detalhes para noites especiais. A decoração floral, fotos do casal, objetos aos pares, cortinas leves, almofadas e tapetes criam um clima romântico. E evite muitas revistas, livros e material de estudo ou no quarto. Já a cama deve ter uma cabeceira forte, inteiriça e luminárias ou abajures e mesas de cabeceira iguais ajudam a manter um relacionamento estável.

 

Quarto das crianças

 

As cores suaves e claras como verde, lilás, azul, rosa, branco são as mais indicadas. A cama deve ficar de frente para a porta de entrada, mas não com os pés diretamente voltados para a porta. O quarto deve bem arejado e iluminado. O colorido dos brinquedos é muito bem-vindo, mas tome cuidado com o vermelho, que pode causar agitação. Os quadros, desenhos, lousas devem ser colocados na altura dos olhos das crianças. E é importante que elas participem da escolha da decoração e dos objetos do que farão parte do seu lindo e mágico mundo.

 

Espelhos

 

Os espelhos são muito usados no Feng Shui como objetos de cura. Lembre que os espelhos nunca devem cortar a imagem da cabeça do morador mais alto da casa e devem ser de ótima qualidade. Já o espelho baguá deve ser colocado do lado de fora da porta de entrada principal como um talismã de proteção e para repelir energias negativas. 

 

 

Sobre Cris Ventura

 

Formada em letras e pós-graduada em marketing, trabalhou em grandes empresas e é consultora de Feng Shui desde 2004. Acredita que o Feng Shui ajuda a enxergar possibilidades e soluções para prosperidade, carreira, saúde, bem-estar, relacionamentos para a conquista de uma vida mais equilibrada. Saiba mais no blog: www.cantodofengshui.com ou pelo email: [email protected] 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: