Selected a language:

Pasta de mostarda caseira: Descubra seus benefícios e faça já a sua!

Sejam bem vindos a uma mudança dos hábitos de vida! Toda virada de ano começa com planos novos e promessas de mudanças no estilo de vida. E a mudança na forma de consumir alimentos seria um ótimo ponto de partida, não é mesmo? Conservantes, corantes, estabilizantes e espessantes artificiais estão mais presentes em nosso cotidiano do que imaginamos. O consumo excessivo dessas substâncias não é nada saudável e, em longo prazo, pode prejudicar nossa qualidade de Então vamos começar com um produto muito presente na alimentação de todos, que dá aquele toque especial e gostinho único em qualquer receita: a mostarda. Pode ser a amarela, a escura, ou até mesmo aquela misturada com outros sabores. Mas você sabia que a grande maioria das pastas de mostarda que encontramos por aí é cheia daquelas substâncias ruins, e pior, nada parecida com o sabor autêntico da boa e saborosa pasta de mostarda caseira?

 

Antes de pegar a receita, vamos descobrir os benefícios que esse grãozinho de mostarda traz para nossa saúde. Além de conter substâncias que possuem efeitos anticancerígenos, essa sementinha ajuda a reduzir a gravidade da asma, reduzir a pressão arterial elevada e crises de enxaqueca, e ótima para os diabéticos que possuem risco de ataque cardíaco. 

Tantos benefícios juntos que agora é só correr para comprar os ingredientes dessa receita super simples de preparar, e que dura mais tempo na geladeira (porque a mostarda também tem conservantes naturais). Então pegue o papel, a caneta e anote aí:

 

PASTA DE MOSTARDA CASEIRA

 

Ingredientes

½ xícara de sementes de mostarda amarela* 

1 ½ xícara de vinagre de vinho branco**

Ervas e temperos de sua preferência a gosto***

Sal a gosto

 

Modo de preparo

- Coloque as sementes em uma vasilha e cubra com o vinagre. Tampe a vasilha com papel filme e deixe as sementes de molho de um dia para o outro. Elas vão inchar e ficar com textura

- Bata a mostarda com o vinagre e os temperos de sua preferência no liquidificador até formar uma pasta. Caso queira uma pasta lisa, passe por uma peneira. Se desejar uma pasta mais rústica, amasse as sementes no pilão. 

- Tempere com sal e deixe armazenado em um pote de vidro com tampa na geladeira. Quanto mais tempo curtir, mais apura o sabor!

 

* As sementes podem ser escuras ou claras. Se preferir, use 1 porção da amarela para 1 porção da escura. As sementes claras possuem sabor mais suave, enquanto a escura tem um sabor mais pronunciado.

** Você pode usar qualquer líquido para hidratar a semente: vinho, água e vinagres em geral. A água, no entanto, reage com uma substância da mostarda que deixa a pasta bem picante e de sabor forte. 

*** Deixe a mostarda com o seu toque especial. Adicione mel, açúcar mascavo, melado, tomilho, alecrim, alho ou qualquer especiaria de sua preferência. O açafrão, por exemplo, confere aquela cor típica das mostardas mais conhecidas.

 

Fonte: Henrique Cortat

Gastrônomo e Orientador de cursos de Gastronomia

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: