Selected a language:

O Caminho do Sucesso: Quando empresariar é uma arte

*Sandra Rosenfeld

Ser empresário exige, entre muitas outras coisas, talento e perseverança, dinamismo, criatividade, flexibilidade, etc., etc., etc. 
Quando vemos um produto pronto, não imaginamos todo o processo que ocorre até lá. Custos, tabelas, experimentos, escolhas, horas e horas de trabalho, erros, acertos, pedidos cancelados, imprevistos, atrasos nas entregas, atrasos nos recebimentos, lançamentos, concorrências...

O empresário é principalmente um líder. E o líder é aquele que se faz respeitar pelo exemplo, pela forma como pensa, fala e age. É aquele que é naturalmente admirado e seguido. É claro que estamos falando do empresário de sucesso.
Empresariar é transitar com desenvoltura desde os funcionários do chão de fábrica até os executivos, e isso não é tão simples. São pessoas com exigências e expectativas diferentes e, no entanto, todas desempenham um papel importante na engrenagem, para que se alcance um bom, porque não dizer, excelente resultado final. É o que o se espera.
Os empresários bem-estabelecidos e que conseguem se manter no mercado superando todas as tempestades que por ventura aconteçam, e elas sempre acontecem, têm pontos fundamentais em comum, são estes:

- autoconhecimento (pontos fortes e fracos, limites, valores, talentos, recursos internos);
- propósito de vida profissional e pessoal;
- objetivos e metas claras;
- entendem e motivam as pessoas;
- delegam com sabedoria;
- equilíbrio emocional;
- visão de futuro;
- vivenciam seus valores;
- humildade;
- criatividade e flexibilidade (no exercício de papéis e comportamentos sem perder a autenticidade);
- busca por resultados (com respeito ao processo e, principalmente, às pessoas);
- aprendizagem constante

Não se chega ao sucesso por acaso e muito menos se mantém nele por sorte. É um trabalho desenvolvido que inicia sempre na própria pessoa ou não resiste aos tempos difíceis.

* Sandra Rosenfeld
Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", Ed. Nova Era/Record.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: