Selected a language:

Torna-se vegetariano ou não?: Conheça as vantagens de uma vida sem carne

O termo vegetariano é todo aquele individuo que exclui da sua alimentação, todo tipo de carne e seus derivados, podendo ou não utilizar os laticínios em sua dieta. 

 

Os vegetarianos são classificados de acordo com os produtos que ele consome do reino animal, tais como leite, queijo, iogurtes ovos, e etc...

 

Por outro lado existe outro tipo de vegetariano que exclui todo o tipo de produto de origem animal tanto na alimentação, higiene e vestuário que é o caso do vegetariano vegno. Os vegetarianos Ovolactovegetariano utilizam ovos, leite e laticínios em sua alimentação. O Lactovegetariano não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios. O Ovovegetariano não utiliza laticínios, mas consome ovos. O Vegetariano estrito não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. Conhecido como vegetariano puro.

 

Vários são os fatores que levam essa população vegetariana a restrição dos alimentos de origem animal da dieta. Alguns desses fatores são o do sentimento pelo sofrimento do animal e não querem ser co-responsável pelo abate, outro fator é saúde estudos apontam que dieta com alto consumo de carne pode causar diversos problemas de saúde níveis de colesterol, hipertensão e câncer, e por isso, acabam abolindo esses alimentos da alimentação. Fatores como família e religião também são influencia para esse tipo de dieta. 

 

A dieta vegetariana, por ser rica em fibras e antioxidantes favorece uma melhor qualidade de vida. Diversos estudos mostram que pessoas que aderem a esse tipo de alimentação, tende a ser menos propensa a Doenças Crônicas degenerativas não Transmissíveis (DCNT), baixos níveis de colesterol, hipertensão, diabetes melitus (DM) e câncer. Os indivíduos que são adeptos a esse tipo de alimentação, são provavelmente magros, e não apresentando grau de obesidade. Já os vegetrarianos que praticam esporte e querem ganhar massa muscular, e não querem fazer uso de suplementos proteicos a base de proteína do Soro do leite, ou Albumina, podem optar para suplementação de proteína isolada da soja, para ganho de massa. Mas a alimentação do vegetariano acaba sendo deficiente em alguns nutrientes essenciais ao nosso organismo. E é necessário suplementação de vitaminas e minerais tais como vitamina B12, Cálcio, Ferro e Zinco. 

 

Ao se aderir a um tipo de dieta é preciso atenção aos hábitos alimentares de forma a garantir os nutrientes necessários para o organismo. Por isso uma abordagem nutricional para se avaliar a qualidade nutricional da alimentação do vegetariano. Só assim é possível fazer um planejamento personalizado e seleção apropriada de alimentos. Por isso, é importante consultar um nutricionista, evitando riscos à saúde por deficiência de nutrientes, e promovendo, assim, desenvolvimento adequado e uma melhor qualidade de vida.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: