Selected a language:

Cabelos no verão: Veja dicas para não estragá-los na estação do sol

No verão há maior exposição ao sol, à água do mar e da piscina, além do atrito com o vento e com a areia, que abrem as escamas da parte externa dos fios fazendo com que se percam as partículas de queratina e formem neles buracos invisíveis a olho nu. A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa também envelhecimento dos fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem brilho.

"Este problema é agravado com o uso frequente de secador e de chapinha, pois com o calor, os fios perdem boa parte da água presente neles, ficando ainda mais ressecados", explica a dermatologista Maria Bussade.

Com alguns cuidados simples é possível se prevenir e cuidar dos danos causados pelo verão.

1 - Manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos por que no verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como a seborréia e a caspa, não há problema na lavagem diária.

2 - Enxaguar bem os cabelos após sair do mar e da piscina, pois assim evitam-se danos causados aos fios pela salinidade e por produtos usados para tratar a água da piscina.

3 - Evitar manter os cabelos úmidos amarrados ou presos, pois estes quando molhados ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los pode acarretar em danos na estrutura dos fios.

4 - Proteger seus cabelos das radiações solares é também muito importante porque estas causam danos, não só à pele, mas também aos cabelos, deixando-os mais fracos e quebradiços. Para proteger vale usar chapéu, boné que hoje já tem tecidos com proteção solar ou produtos sem enxágue que tenham filtro solar em sua composição.

5 - Evitar o uso diário e em demasia de máscaras capilares quando estiver na praia ou na piscina porque, ao contrário do que se acredita, estes produtos não protegem os cabelos e podem facilitar os danos que a água do mar e da piscina causam a eles, deixando os fios mais fracos e suscetíveis à quebra.Usar 1 a 2 vezes por semana no máximo.

6 - Evitar o uso abusivo de químicas nesta época do ano é importante porque no verão as agressões aos cabelos já são grandes com a ação do vento, do sol, da água do mar e dos produtos presentes na água da piscina. Químicas ,quanto menos melhor!Evite sempre o formol! Peça no cabeleireiro o rótulo do produto e veja se tem aprovação da ANVISA!

7 - Fazer hidratação regularmente ajuda porque apesar de no verão haver maior umidade relativa do ar, os fios são expostos aos fatores característicos do verão e estes tendem a ressecá-los. O indicado é hidratar os cabelos de uma a duas vezes por semana,compre ampolas de vitamina A e vitamina E coloque no seu creme de massagem!

8 - Escolher produtos que são próprios para o seu tipo de cabelo . Exemplos: Kerium shampoo neutro La Roche a base de Água Thermal, Mascara nutritiva Lactocerat Ducray.

9 - Ter uma boa alimentação é indispensável. Uma alimentação equilibrada e saudável trará benefícios para a saúde e propiciará cabelos mais bonitos e fortes.Com a folhas verde escuras ricas em ferro e ácido fólico, proteína da soja,alimentos ricos em biotina que são as leguminosas .

10 - Com orientação médica colágeno em pó para tomar é ótimo para cabelo ,pode ser tomado por longo prazo e fortalece os fios.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: