Selected a language:

Náuseas: Mitos e verdades sobre esse mal-estar

Por definição, a náusea – também chamada de enjoo– é a sensação de desconforto no estômago. De origem física ou psicológica, ela pode servir como alerta sobre nossa saúde em qualquer fase da vida. Pessoas que sofrem desse desconforto têm comprometidos seu bem-estar e, às vezes, sua produtividade.

O médico otoneurologista do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros, afirma que a sensação de movimento pode desencadear náusea e vômito, causados pelo conflito das informações enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. O cérebro tem dificuldade para assimilar quais são as informações corretas, provocando os sintomas de náusea. “Quanto mais intenso e frequente for o movimento, maior a chance de apresentar algum tipo de mal-estar”, o especialista complementa.

Descubra alguns mitos e verdades sobre a náusea:

·  Beber refrigerante alivia a sensação de náusea

MITO Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

·  Bebês não sofrem de náusea causada pelo movimento

VERDADE Crianças recém-nascidas ainda não desenvolveram o sentido da visão completamente, por isso, não sofrem com o conflito das informações enviadas ao cérebro. Após os dois anos de idade, quando os sentidos da visão estão desenvolvidos, o pico de prevalência de cinetose está entre 4 e 10 anos.

·  Medicamentos demoram para agir no organismo e não podem ser ingeridos por gestantes ou crianças

MITO Atualmente os medicamentos à base de dimenidrinato começam a agir no organismo 15 minutos após a ingestão. Essa substância atua no sistema vestibular, que é o responsável pelo equilíbrio, e também na origem do vômito, inibindo náusea e vômitos. Esse princípio ativo é seguro para gestantes e crianças.

·  Durante a gravidez, o enjoo é sinal de que o bebê será do sexo feminino
MITO A náusea na gravidez é causado pelo hormônio B-HCG, que é responsável pela implantação do saco gestacional no útero e afeta cerca de 70% das gestantes. Ele também pode ser influenciado pela alimentação, não tendo nenhuma ligação com o sexo da criança.

·  Náusea de movimento pode ocorrer ao desembarcar de navios

VERDADE Ao desembarcar, o corpo fica confuso com as informações enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. O cérebro não consegue assimilar quais informações estão corretas, dando origem à náusea.

·  Durante a gestação, pequenas porções de alimentos podem aliviar náusea

VERDADE Cerca de 80% das gestantes sofrem de náusea durante a gestação. Para aliviá-lo, recomenda-se a ingestão de pequenas porções de alimento a cada três horas.

·  Cinetose é mais comum na infância

VERDADE A cinetose atinge 70% das crianças a partir dos dois anos de idade. A náusea de movimento é mais frequente em mulheres, principalmente durante o período menstrual e na gravidez. Pessoas idosas sofrem menos com cinetose.

 

Fonte: Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros,médico otoneurologista do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: