Selected a language:

Férias para a criançada: Arvorismo é pura adrenalina

Da Redação BemZen

Para os aventureiros mirins, que gostam de novos desafios e diversão, esportes de aventura é uma boa escolha. 
 
Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Ainda mais quando podemos nos arriscar em percursos de tirar o fôlego. Muitos espaços organizam acampamentos ou oferecem atividades recreativas e radicais para as férias da criançada, e o arvorismo é o esporte muito procurado entre os pequenos. 

Popularizado nos anos 90, o esporte consiste na travessia de um circuito entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas e pontes suspensas, usando técnicas de rapel e tirolesa. A atividade é muito utilizada no turismo de aventura, para lazer e recreação. No começo, o arvorismo era usado para estudos de fauna e flora das camadas mais altas da floresta.

Além de estimular as crianças no contato com a natureza e a conscientização para sua preservação, o praticante melhora as habilidades, em termos de equilíbrio, coordenação, confiança e principalmente concentração.  “O arvorismo é a atividade mais procurada no acampamento, porque faz com que a criança lide com superação e esteja à frente de novos desafios.”, declara a diretora do Acampamento Peraltas, Marilia Rabello. Além de se aventurarem por entre os obstáculos, os jovens se divertem e curtem a natureza.

Segundo Rabello, esta atividade é mais comum em cidades do interior, como Brotas, que se localiza a 250 km de São Paulo, uma vez que a cidade é conhecida pelos esportes de aventura. Existem percursos de diversos tipos, de acordo com níveis de dificuldade e idade: para os menores, a atividade pode durar em torno de 30 minutos, os maiores de 1 metro e 20 (não idade), podem fazer o percurso completo com até 2 horas.

Quanto ao limite de idade para praticar o arvorismo, é necessário consultar a idade mínima permitida no espaço e verificar se existem circuitos adaptados para os pequeninos e o uso de equipamentos de segurança adequado. “Para os aventureiros mirins, no Acampamento Peraltas existem percursos especiais, com bases mais baixas (em média até 1 metro do solo), o percurso também é reduzido, e os níveis de dificuldades bem leves, proporcional à faixa etária do praticante”, afirma a diretora.

Mas, o que não pode faltar, é muita brincadeira e segurança. O equipamento de segurança para a prática do arvorismo é composto por, no mínimo: cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete. “Todo nosso sistema foi feito com método de segurança avançado”, afirma Rabello. Ao iniciar o percurso, essas crianças são presas em um único sistema de segurança, além de presas no alto, também são presas no cabo abaixo.

Além dos equipamentos, a atividade deve contar com instrutores, que montam toda a estrutura de segurança, como a colocação de equipamento e auxilio no percurso. Os mirins têm auxilio também de seus monitores, que acompanham as crianças, para incentivá-las, uma vez que a figura do monitor em um acampamento de férias é muito forte.

Confira as dicas da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos – ABAE para escolha de um acampamento adequado para as férias do seu filho:


Onde praticar o Arvorismo

Brotas Eco Resort (Fazenda Estância Peraltas) - Acampamento Peraltas - SP
As crianças que desejam fazer o esporte, o valor individual, independente da idade, sai por R$ 45,00. A atividade está disponível para crianças a partir de quatro anos.

Mas, para a turminha que deseja aproveitar por muito mais tempo existe diversos pacotes de acampamento. Com atividades, como floating, bóia cross, rafting, cascading, paredão de escalada e campo de paintball. Consulte os pacotes.

Reservas e mais informações: pelos telefones (11)3035.1900 ou 4003.2145 ou no site: www.peraltas.com.br

ENDEREÇO: Brotas Eco Resort (Fazenda Estância Peraltas) - Rua Emilio Dalla Déia, sem nº, Campos Elíseos, Brotas/SP

Espaço Adélia Cultua e Lazer – MG
No Espaço Adélia, além do arvorismo, os pequenos podem praticar arco e flecha e curtir a parede de escalada e um campo natural de paintball.

A estrutura infantil possui área interna (anfiteatro), que vai do trocador de bebês até brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas, aero hóquei, entre outros. A parte externa oferece brinquedos lúdicos, balanças e casinha de boneca em meio a animas silvestres e nascentes de águas cristalinas, proporcionando um contato especial com a natureza!

Para mais informações: (35) 3438-1167 ou pelo site www.espacoadelia.com.br

ENDEREÇO: Av. Sol Nascente, 27 - Centro - Monte Verde/MG

Hotel Fazenda Boa Vida Teresópolis - RJ
São diversas atrações oferecidas pelo hotel, como tirolesa com 500m de cabo que atravessa o lago, arvorismo com vários percursos e parede de escalada (cobrados separadamente); trilhas ecológicas; e passeios a cavalo, canoas e pedalinhos.

Consulte o hotel para se informar sobre a idade mínima das atividades.

Mais informações: pelos telefones (21) 2641-0279 / 2641-0429 ou pelo site www.hotelboavida.com.br

ENDEREÇO: Estrada Teresópolis-Friburgo, Km 34 - Vieira - Teresópolis - Rio de Janeiro

 

Foto (chamada): Divulgação - Acampamento Peraltas

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: