Selected a language:

Oração do dia: Santo André – Apóstolo

O Apóstolo Santo André, cujo nome significa “varonil”, era irmão de São Pedro e pescador no lago de Genesaré, na Galiléia. Foi, dentre os apóstolos, o primeiro a ser chamado e foi ele quem levou Pedro a Cristo, que lhes disse: “Vinde e segui-me, que eu os farei pescadores de homens”.

 

Após Pentecostes, Santo André foi pregar na Trácia, na Macedônia, na Grécia e na Ásia Menor. Foi também o pregador do Evangelho em Bizâncio. As numerosas conversões que obteve suscitaram o furor dos idólatras, que o acusaram e o levaram ao tribunal de Egea, pró-consul da cidade de Patrás, na Criméia. Obrigado a sacrificar oferendas aos deuses e tendo-se recusado, foi condenado a morrer crucificado. Durante sua lenta agonia exortava à verdadeira fé a multidão que o rodeava. E assim, com humildade e alegria, entregou seu espírito ao Senhor. Era o dia 30 de novembro do ano 60 ou 63, na época do imperador Nero.

 

Foi sepultado em Patrás, mas por ordem do imperador Constâncio seus restos mortais foram transladados para Constantinópolis. Desde 1208, encontram-se em Amalfi (Itália), na igreja que leva seu nome. Já em nossos dias, com a aproximação e reconciliação com a Igreja Oriental, o papa Paulo VI devolveu a Patrás relíquias de Santo André. Em sua viagem a Istambul, o papa João Paulo II rendeu especial homenagem ao irmão de São Pedro, considerando sua visita a Dimitrios I, patriarca ecumênico de Constantinópolis, como um encontro fraternal de duas comunidades de fé que buscam a unidade desejada por Jesus Cristo.

 

Santo André é o apóstolo da mansidão e da humildade. É o patrono da Ucrânia, Rússia, Escócia e também dos pescadores.

 

Oração: Jesus, Filho de Deus, Cordeiro de Deus, ao celebrar a lembrança do primeiro discípulo que chamaste a teu lado, nós te adoramos e veneramos tua vontade; aumenta nossa disposição em trabalhar pela unidade de todos os que crêem em ti, oferecendo nossa cruz pessoal, e bendize com graças abundantes os cristãos de fé ortodoxa, especialmente seu patriarca constantinopolitano, sucessor de santo André apóstolo. Amém.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: