Selected a language:

Cidades do Futuro: Você gostaria de viver em uma cidade inteligente?

O termo Cidade Inteligente está na moda. Os governos e prefeituras estão cada vez mais interessados em transformar suas cidades em cidades inteligentes, não só no Brasil, no mundo todo! Mas você sabe o que é de fato uma Cidade Inteligente?

Calma, a gente explica!

Basicamente, uma Cidade Inteligente é uma cidade que consegue integrar bem 3 aspectos: Infraestrutura, Planejamento/Gerenciamento (por parte do governo) e a Inteligência Humana (por parte dos trabalhadores, empreendedores e iniciativa privada).

Através da integração destes 3 fatores é possível trazer vários benefícios para as cidades, tais como: Planejamento Urbano mais eficiente; Prédios mais inteligentes; Preservação Ambiental; melhoria nos Transportes; Consumo mais consciente de água e energia e até mesmo melhorar 3 pontos que são muito problemáticos no Brasil: Educação, Saúde e Segurança Pública.

Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário muito trabalho das Prefeituras e da Iniciativa Privada. É imprescindível investir em Tecnologia e estimular o Empreendedorismo, para que soluções inovadoras sejam criadas para a resolução de problemas urbanos. Os cidadãos também podem e devem contribuir, através de seus projetos e ideias.

Nesse espírito que emerge o conceito de “cidade criativa”, que agrega os valores e desejos da “nova classe criativa”, constituída pelo talento e conhecimento de cientistas, artistas, programadores, designers, empreendedores, capitalistas de risco, além de outras pessoas criativas, que têm enorme impacto na determinação de como são organizados os novos negócios e, portanto, definem se as companhias vão prosperar, e se a cidade vai se desenvolver ou não.

 

Fonte: Urba me

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: