Selected a language:

Decoração: 10 dicas para ampliar pequenos espaços

A dificuldade de conseguir organização e harmonia em imóveis cada vez menores está presente no dia-a-dia de muitos nós. A boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos com simples dicas que darão a impressão de um espaço mais amplo e muito mais prático.

 

Mas já aviso: a prática do desapego é fundamental para quem deseja um ambiente pequeno, limpo e organizado. 

 

Não há lugar para coisas que não são essenciais. Quanto menos, melhor!

 

1. Espelhos ajudam a dar sensação de amplitude por causa dos reflexos. Você pode utilizar em armários ou em uma 

 

parede da sala.

 

2. Abuse das portas de correr. Elas não exigem espaço na hora de abrir e fechar.

 

3. Sempre escolha cores claras e suaves. Elas ajudam a dar sensação de amplitude naturalmente. Se a parede e o teto forem da mesma cor, ainda melhor! 

 

4. Invista em móveis planejados, aqueles que são feitos especialmente para o seu espaço. Eles tiram o máximo de proveito e facilitam a organização.

 

5. Aposte em móveis transparentes. Cadeiras em acrílico e mesas em vidro ajudam a quebrar a barreira visual, dando mais sensação de amplitude.

 

6. Manter o mesmo revestimento no piso (podemos utilizar porcelanato para um ar mais clean ou laminado de madeira para um ar mais aconchegante) de todos os cômodos ajuda na união dos espaços. Você pode delimitá-los através de artifícios como tapetes ou bancadas, sem quebrar a harmonia visual.

 

7. A luz natural é essencial em espaços reduzidos. Evite pendurar cortinas. Se isto for atrapalhar na sua privacidade, opte por persianas leves ou semitransparentes.

 

8. As paredes podem ser grandes aliadas. Abuse nos detalhes suspensos, prateleiras e nichos podem auxiliar muito na organização, a altura depende de você, do que ficar mais confortável...mas quanto mais alta estiverer, mais espaço você ganha!

 

9. Evite colocar móveis nas áreas de passagem (corredores por exemplo). Além de diminuir um espaço que já é pequeno, não é nada prático. Aposte em móveis menores dispostos junto às paredes.

 

10. O mobiliário deve condizer com o seu dia-a-dia. De nada adiante ter uma mesa de jantar para 6 pessoas em um lugar onde vivem duas. 

 

Todas essas dicas podem te ajudar na sensação de amplitude, mas a mais importante ainda continua sendo a 

 

organização . A falta dela deixa qualquer ambiente, por mais decorado, poluído e nada aconchegante. Tenha sempre um lugar para tudo!

 

Espero que tenham gostado das dicas e possam aproveitá-las em casa ou no trabalho! O importante é deixar .a imaginação de cada um fluir.

 

Se alguém tiver algo a acrescentar ou alguma dúvida, não deixe de mandar no meu e-mail! Vou adorar respondê-los! 

 

Fonte: Vitória Mariante Ferreira, arquiteta e urbanista, adoradora de uma boa gastronomia.

E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: