Selected a language:

Alimentos Sustentáveis: Descubra qual a importância para sua saúde e para o Planeta

Existem mais de um bilhão de pessoas no mundo que passam fome, e aproximadamente o mesmo número que está acima do peso, segundo a OMS isso se chama ” duplo fardo ” e ambos estão ligados através da desigualdade. A Gastronomia sustentável leva em conta a preocupações ambientais, de saúde e social.

 

 

Alimentos sustentáveis são mais saudáveis para as pessoas e para o planeta 

 

Sustentabilidade leva em conta o processo desde o campo até o nosso prato. A palavra chave no dicionário sustentável de alimentos é “local” , quando compramos nossos alimentos dos produtores locais, a energia é minimizada, diminuindo também os gastos com transporte e armazenamento. Com isso você contribui para prosperar as economias locais e meios de vida sustentáveis.

 

O alimento sustentável deve ser produzida de maneira a proteger a diversidade de plantas e animais e evitar danificar os recursos naturais. Proporcionar benefícios sociais, tais como alimentos de boa qualidade, produtos seguros e saudáveis  e as oportunidades educacionais.

 

A alimentação sustentável deve promover a saúde, a preocupação ambiental e social. Quando a produção de alimentos, precisamos usar menos recursos finitos como o petróleo, e emitem menos gases com efeito de estufa, tratar os na cadeia alimentar melhor, e captar novos investimentos.

 

A Organização Mundial de Saúde diz claramente, o que é bom para a saúde geralmente é bom para o meio ambiente. O ‘sustentável é saudável para as pessoas e para nosso planeta. O Banco Mundial diz: ” A relação entre agricultura e nutrição humana é muito mais complexa do que a relação econômica entre a oferta de alimentos e demanda de alimentos “. “Comida não é uma mercadoria como as outras” , disse Bill Clinton – não pode ser deixada aos caprichos dos mercados.

 

Não devemos ser radicais e fazer nossa própria criação de seu gado ou produzir os nossos próprios vegetais, devemos achar o equilíbrio da sustentábilidade. A agricultura sustentável é uma forma de produzir um alimento mais saudável para o consumidor e o animal, não agride o meio ambiente, é humaniza o trabalho no campo e respeite os animais.

 

A agricultura sustentável orgânicos geralmente são sustentáveis.

 

 

A certificação de alimentos orgânicos

 

A certificação de alimentos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura do Brasil, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e “acreditada” (credenciada) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica.

 

Resumindo, antes de comprar o seu Alimento Sustentável o principal é saber se ele é:

 

Produzido o mais perto de sua casa;

Produzido de maneira a proteger o meio ambiente;

Produzido sem danificar ou contaminar os recursos naturais;

 

Fonte: Vida Sustentável

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: