Selected a language:

Dia das Bruxas: Você conhece a história do Halloween?

Equipe Bemzen

A festa de Halloween (no Brasil, Dia das Bruxas) é comemorada todo dia 31 de outubro. Uma festa típica da Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá, a data é cada vez mais celebrada no Brasil, sendo promovida, principalmente, pelos cursos da língua inglesa. Apesar de muitas críticas quanto à adoção de uma cultura estrangeira e a ideia de uma origem pagã, crianças e adolescentes encontram diversão nas festas recheadas de doces e fantasias. Na verdade, pouco se conhece sobre a cultura, sua origem e seus significados.

O Bemzen buscou estas informações para nossa melhor compreensão sobre o Dia das Bruxas (Halloween):


Origens e significado

Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Samhain significa fim do verão). De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.

O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico. Os celtas, antigo povo que habitavam as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do dia 1° por terríveis demônios e fantasmas. Para espantar os maus espíritos, os celtas colocavam, nas casas, objetos estranhos e assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas.

O nome é inspirado na expressão "All Hallow’s Eve", que significa a “véspera de Todos os Santos”. Desde muito tempo, a festividade é comemorada um dia anterior à “festa de Todos os Santos” (1° de novembro).

Na Idade Média, por ser considerada uma festa pagã, o evento foi condenado na Europa. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Logo, o Halloween foi associado à figura das bruxas e feiticeiras.

Símbolos e tradição

A festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns doHalloween: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.

As crianças e adolescentes, com a ajuda dos pais, usam fantasias e partem de porta em porta na vizinhança, pedindo doces aos moradores, soltando a frase “travessuras ou gostosuras”. A brincadeira está relacionada à tradição do século IX em que se oferecia bolo as crianças, chamado de “bolo das almas”, na intenção de que em troca elas rezassem pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.


Fonte: Sites Acervo Esotérico, Brasil Escola, Sua Pesquisa e Wikipedia

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: