Selected a language:

Semana da Criança: Feng Shui no quarto do bebê

Segundo a tradição chinesa, é possível alinhar os espaços de acordo com as forças da natureza e, assim, equilibrar as energias entre as pessoas e o ambiente. É claro que, para isso, o ideal é seguir as orientações de um especialista. Mas existem idéias simples da filosofia oriental que você pode colocar em prática a partir de hoje. Pendurar uma foto dos pais no quarto da criança é uma delas – trata-se de uma forma de transmitir amor e segurança.

 

Abaixe o tom de voz

A suavidade na maneira de falar é o primeiro sinal de respeito que os pais podem demonstrar pelo espaço da criança. Por isso, modere no barulho e deixe as picuinhas e outros qüiproquós do lado de fora do quarto.

 

De olho na entrada

Ninguém – nem os bebês – gosta de ser pego de surpresa dentro do seu próprio canto. O ideal é não deixar o berço de costas para a porta, assim a criança vê quem entra no quarto e tem o controle do seu ambiente. Outra dica: Os berços com cabeceira inteiriça dão mais segurança que os modelos vazados. 

 

Cuidado com o móbile

Objetos enormes em cima da cabeça do bebê não são uma boa idéia. Além de assustar o pequeno, sufocam suas energias. Prefira pendurar as prateleiras em cima da cômoda e o móbile ao lado do berço, por exemplo.

 

Produtos naturais

Quanto menos materiais industrializados, melhor. Priorize tecidos 100% algodão, para evitar alergias”, . Uma idéia para o piso é usar madeira e, nas paredes, optar por tintas com menor quantidade de produtos químicos.

 

Evite os eletrônicos

Televisão e computador não combinam com noites tranqüilas de sono. Sua energia eletromagnética continua a ser emanada até 72 horas depois de o aparelho ter sido desligado. Tente deixá-los fora da lista de objetos que decoram o quarto do bebê.

 

Tato, olfato e audição

Os estímulos sensoriais também são muito importantes nos primeiros meses de vida. A consultora Cris Ventura listou sons, cheiros e cores que podem ajudar a criar um clima mais tranqüilo.

 

Aromas

Lavanda: acalma, ajuda a dormir e a ter bons sonhos. É um emergencial para toda hora.

Tangerina: é ideal para resfriados e revigorante – por isso mesmo, não é aconselhável usar esse aroma à noite.

Eucalipto: ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. É indicado para ser usado na limpeza do quarto.

Atenção: os óleos essenciais devem ser diluídos em água justamente por serem bastante concentrados.

 

Cores

Verde: é uma ótima opção para mães e pais que não querem saber o sexo do bebê. Além disso, é a cor da saúde, do equilíbrio e do crescimento.

Lilás: relaxante, funciona bem para os detalhes e pode ser combinado com o verde.

Rosa-claro: contém o elemento fogo, que é estimulante.

Azul-claro: possui o elemento água, que é pura emoção. É uma cor que acalma, mas deve ser combinada com branco ou outro tom de azul.

 

Sons

CDs: dê preferência aos relaxantes, com sons da natureza, como passarinhos, noite com grilos, chuva, baleias e por aí vai.

Músicas: podem ser clássicas ou simplesmente instrumentais, como as de caixinhas musicais.

Móbiles: opte por aqueles com sons de natureza ou bem suaves.

Relógios: somente os sem tique-taque.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: