Selected a language:

Cabelos oleosos nunca mais!: Conheça fatores que podem levar ao excesso de oleosidade dos fios

Fios de cabelo agrupados na cabeça pode até dar a impressão de que a pessoa acabou de sair do banho, mas é só prestar um pouco mais de atenção que é visível a oleosidade dando o ar da graça. Mas por que algumas pessoas sofrem tanto com esse problema e outras não? O médico e tricologista Luciano Barssani, do Instituto do Cabelo, de São Paulo, explica que todo cabelo tem o chamado bulbo capilar onde existe uma glândula sebácea que produz óleo. "Esse sebo serve para proteger o couro cabeludo e os fios contra o sol, vento, etc. O problema é que algumas pessoas produzem mais gordura do que as outras", diz.

No que se refere aos diferentes tipos de fios, como lisos e crespos, o cabeleireiro Gennaro Preite diz que os primeiros estão mais propensos a serem oleosos por possuírem suas cutículas sempre fechadas. "A oleosidade que parte do couro cabeludo percorre toda a extensão da cabeça até as pontas, além de conter fios bem fininhos, o que facilita ainda mais a sua permanência", diz. 

 

Além disso, há outros fatores que podem levar ao excesso de oleosidade. Segundo Preite, alteração hormonal, uso de antibióticos, estresse e alimentação rica em gordura agravam o problema. Conheça algumas dicas para evitar os fios grudentos:

 

Evite 

- Banho com água quente. Prefira morna ou fria. 

- Fricções muito forte no couro cabeludo na hora da lavagem. Massageie suavemente. 

- Passar produtos pós-enxágue, os chamados leave-in. Eles contêm silicone e acabam dando um ar mais pesado e oleoso ao fio. 

- Usar secador de cabelo muito quente e próximo à cabeça. O recomendável é 30 cm de distância. 

- Passar as mãos nos fios e escová-los demais. 

 

Aposte 

- Procure lavar os cabelos todos os dias. No máximo dia sim, dia não. 

- Escolha um xampu com pouco detergente e, de preferência, sem sal. O couro cabeludo é ácido, por isso, o pH do produto tem que ser entre 5,5 e 6,5. Essa informação deve estar disponibilizada no rótulo. 

- Opte por condicionadores naturais e sem corantes. Boas opções são os com extrato de rosas brancas, prímola, sálvia, manteiga de karite e óleo de coco vegetal. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: