Selected a language:

A chia: Conheça os benefícios da semente originária do México

Originária do México, a Chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

 

As sementes de Chia são uma excelente fonte de fibra (superior à do farelo de trigo), antioxidantes, é uma enorme fonte de proteína, e é considerada um dos poucos alimentos vegetais conhecidos a conter uma grande quantidade ômega 3. Esta quantidade de ômega 3 é superior em relação ao salmão e às sementes de linhaça.

 

Ao adicionar uma colher de Chia num copo d’água e deixar por 30 minutos, irá formar uma espécie de gelatina sólida. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem. 

 

Fácil de digerir, a absorção de água na Chia é uma ajuda importante para a

Chia

 

digestão humana. A Chia amolecida na água é mais bem absorvida e digerida. Isto significa um rápido transporte aos tecidos. 

 

Fácil de digerir, a absorção de água na Chia é uma ajuda importante para a digestão humana. A Chia amolecida na água é mais bem absorvida e digerida. Isto significa um rápido transporte aos tecidos. Outras propriedades da Chia so:

 

Cerca de 20 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilíbrio perfeito;

60% do seu óleo é Ômega 3 e 40% Ômega 6;

Contem: 5 vezes mais cálcio do que o leite; 3 vezes mais ferro do que o espinafre; 15 vezes mais magnésio do que os brócolis; 2 vezes mais potássio que a banana; 3 vezes mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo). É 100% natural, sem glúten.

 

Benefícios:

As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas dos intestinos;

Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2;

Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne divertículos (divertículos), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico;

Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos;

São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado;

No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de Chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido;

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Por isso para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada.

 

Indicadas para: 

Perda de peso e manutenção;

Problemas da tiróide;

Hipoglicemia e diabetes;

Síndrome do cólon irritável;

Doença celíaca (intolerância permanente ao glúten);

Refluxo gastro esofágico;

Hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue);

Indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína;

 

Pode ser consumida: 

In natura (grãos): pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições;

Óleo, como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Mas é bom lembrar, a versão líquida de Chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados;

Farinha: adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.

 

Independentemente do jeito que você preferir consumi-la, a Chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

 

Bebida popular no México e na América Central chamada “Chia Fresca”: junte 2 colheres de sopa de sementes a 250ml de água e agite. Irá obter um líquido ligeiramente gelatinoso. Adicione sumo de lima ou limão umas folhas de hortelã e delicie-se!

 

Por: Milena Ticianeli de Oliveira - nutricionista

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: