Selected a language:

Oração do dia: Martírio de João Batista

Bendito seja São João Batista, que anunciou com firmeza e fé a Vinda do Messias! Sede ó São João, nosso fiel intercessor, em nossas necessidades e projetos. Concedei-nos, Senhor Jesus, pelos méritos de São João Batista, os dons que nos faltam para maior perseverança e paz em nossas vidas, amém. São João Batista, rogai por nós.

O Santo

Essa celebração, que remonta ao século V na França e ao VI em Roma, é ligada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Cristo, isto é, aquele que pregava a vinda do Messias.

Desde os “Sacramentários Romanos”, essa festa aparece nesta data com o nome de paixão ou degolação.  Temos as narrações dos evangelhos a seu respeito, principalmente o de São Lucas, que narra seu nascimento, sua vida no deserto, sua pregação.

Conta-se que no Império de Tibério (27-28 a.C.), Batista iniciou sua missão convidando o povo para preparar os caminhos do Senhor, o que despertou o mau humor entre os fariseus.  Acabou sendo decapitado.

Jesus apresenta-nos João Batista: “Ao partirem eles, começou Jesus a falar a respeito de João à multidão: ‘Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas finas vivem nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e mais do que um profeta. É dele que está escrito; Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior que ele... ’” (Mateus 11, 7-11).
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: