Selected a language:

Afinidade astral: Escolha o seu parceiro pelos astros

*Isabel Mueller - Astróloga


Uma das perguntas mais freqüentes em Astrologia refere-se à compatibilidade entre os signos: Áries combina com Leão? Libra tem afinidade com Touro?

A resposta a este questionamento é bem mais complexa do que simplesmente considerar o signo solar das pessoas. Existem vários posicionamentos astrológicos, como Lua, Vênus, Marte, que indicam a vivência emocional, as necessidades, interesses e inclinações sentimentais.
Para efetuar uma análise completa de uma relação, do ponto de vista da Astrologia, é preciso considerar a totalidade do mapa de cada um dos envolvidos, para que se possa compreender com maior precisão o que ocorre quando dois seres humanos se relacionam, e como cada um afeta o outro.

Podemos, deste modo, perceber uma compatibilidade amorosa, mas talvez um conflito à nível mental, onde os parceiros tenham idéias e objetivos diferentes de vida. Pode haver ternura e carinho num relacionamento, mas faltar a "química", o elemento paixão.

Por outro lado, pode haver grande afinidade no plano intelectual, mas dificuldades em relação ao afeto. Isto é, as relações humanas são amplas, e desta forma devem ser analisadas.

A Astrologia contribui no sentido do entendimento do que acontece quando duas energias distintas atuam em combinação amorosa, profissional ou em outro tipo de parceria. A este estudo denominamos SINASTRIA, que fornece uma compreensão profunda dos relacionamentos.

Obviamente, não existem apenas afinidades numa relação e a percepção astrológica dos conflitos, dos pontos de atrito é fundamental, pois é nas diferenças individuais que está também a possibilidade de dinamismo, crescimento e evolução.
Há alguns signos que têm mais analogia com o reino das emoções, como os signos de elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes), pois simbolizam os sentimentos. Leão, por ser regido pelo coração, é também um signo em que a emoção tem papel preponderante. Touro é o signo da sensualidade, representado no seu planeta regente, Vênus, a "deusa" do amor e da beleza. Libra valoriza muito os relacionamentos, pois é o signo que indica a importância da equação eu-você, que busca ser manifestada por meio do "nós".
Um dos aspectos muito importantes a considerarmos é a energia astrológica presente no momento de inicio do relacionamento, pois as pessoas podem estar passando por fases significativas de desafio e de crescimento, e segundo isto, atrair através da outra pessoa as características que necessitam para evoluir naquele momento.
Com algumas pessoas podemos estabelecer uma relação que seja baseada primordialmente numa atração; com outras algo se dá num nível profundo de alma. São muitas as variações do ato de se relacionar, e o autoconhecimento é fundamental, para que não sejam projetadas sobre o "sujeito" do nosso amor expectativas irreais.

No momento atual da humanidade, um relacionamento deve contemplar o espaço às individualidades, a consideração às diferenças, saudando-as como um fator de crescimento para ambas as pessoas. Mas a individualidade não pode se transformar em individualismo, pois assim fica muito difícil criar um vínculo de amor, parceria e responsabilidade mútua.

Não há arte mais desafiante e bela do que o relacionamento amoroso... Como este assunto desperta muito interesse, são apontados alguns indicadores que avaliam o nível de compatibilidade de uma relação:
*** Quando os SIGNOS se encontram no mesmo elemento ou em um elemento afim, é facilitada a compatibilidade, pois tende a haver maior compreensão, devido à essência pessoal ser mais semelhante. Por exemplo, os signos de fogo (ÁRIES, LEÃO, SAGITÁRIO) combinam entre si, e têm maior facilidade de harmonização com os signos do ar (GÊMEOS, LIBRA, AQUÁRIO).
Já os signos da terra (TOURO, VIRGEM, CAPRICÓRNIO) têm maior entendimento entre si, e com os signos da água (CÂNCER, ESCORPIÃO, PEIXES).
*** O posicionamento da LUA indica as reações emocionais e é importante parâmetro para analisar como uma pessoa vivencia a questão doméstica e familiar, e principalmente no caso de conviverem no mesmo ambiente. Vale a regra de que posições da lua em signos de elementos compatíveis têm maior facilidade de harmonização.
*** VÊNUS e MARTE são sinalizadores da vivência amorosa e sexual, das necessidades e interesses nas relações, do modo de amar e de expressar afeto. Vênus é importante, principalmente no mapa das mulheres, pois mostra como elas expressam a sua feminilidade, o seu poder de atração, e o que esperam dos relacionamentos. Marte tem analogia com o desejo, a sexualidade.
*** Estes indicadores são complementados pela análise de áreas específicas do mapa astral que representam o amor e a parceria (são as chamadas "casas astrológicas").
*** Há também as posições astrológicas que simbolizam a afinidade ou conflito em termos mentais, profissionais, em relação a filhos, propósito de vida, objetivos, etc.
*** Os signos ascendentes podem também sinalizar afinidade. Por exemplo, se uma pessoa tem o ascendente Touro, e outra o ascendente Escorpião, como são signos opostos podem funcionar como um complemento.
O estudo astrológico da compatibilidade e dos conflitos nos relacionamentos permite concluir que com cada pessoa estabelecemos um tipo de relação peculiar, baseada em certas motivações e propósitos, nos níveis emocional, mental e espiritual.

É da interrelação de vários fatores, como elementos, signos, planetas, casas astrológicas, ascendentes, aspectos e mapa do relacionamento, que se pode chegar à compreensão do nível de afinidade e compatibilidade entre duas pessoas.

Assim sendo, não basta saber que você é de Gêmeos e o seu parceiro(a) é de Capricórnio. São muitas as nuances presentes numa relação, que devem ser analisadas e compreendidas em profundidade. Se desejar entender a riqueza humana que é se relacionar, não pense apenas em termos de signos solares, se combinam ou não. É necessário ter uma visão ampla, que pode ser estimulada a partir do contato com a Astrologia e com os profissionais que a praticam com seriedade e amor.

* Isabel Mueller - Astróloga - Faça o seu Mapa Astral
([email protected])

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Suzy
    27/08/2011 12:59

    Legal continui sempre assim bjks

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: