Selected a language:

Yoga da Paz: Como transformar o estresse em algo bom

O Yoga pode ser praticado com o objetivo de auxiliar na redução do estresse e assim melhorar a nossa qualidade de vida.

O estresse não é bom nem mau, o que é prejudicial é a nossa falta de capacidade de lidar com ele. Na prática do Yoga temos vários instrumentos que podem nos auxiliar, citarei alguns detalhes de vários deles.

A respiração

Com a prática do Yoga você passa a observar e a conhecer melhor seu processo respiratório e, com a ajuda de exercícios yogues, você melhora sua capacidade respiratória. Isso irá fortalecer e harmonizar o seu Sistema Nervoso Central o que contribui para lidar melhor com os momentos estressantes.

Você poderá me dizer: "Respirar, eu respiro o tempo todo! Se respirar ajudasse a lidar com o estresse, não existiriam pessoas estressadas no mundo".

Não é bem assim. Respiramos de forma incompleta e inconsciente. Existem técnicas dentro da tradição do Yoga que ajudam a nutrir melhor o sistema nervoso central; outras técnicas que reduzem quase que instantaneamente a ansiedade; e ainda o fato de uma tomada de consciência do processo respiratório poderá dar a você, em momentos de crise, o equilíbrio e a calma necessária para lidar com aquela situação.

As posturas

Os Asanas (posturas psicossomáticas), dependendo do objetivo e da atitude com a qual você os pratica, poderão promover uma melhor circulação energética em todo o seu corpo.

Além disso, quando na aula você sustenta uma postura que envolve tensão muscular, você simula uma situação do cotidiano e "treina" manter a calma e o equilíbrio. A postura é intensa e firme, você busca recursos em seu interior e em sua respiração para manter a calma, a serenidade e o equilíbrio. Esse treino será muito útil em seu cotidiano porque desenvolve recursos para que em situações "estressantes", você tenha condições de buscar em seu interior força, equilíbrio, amor e respeito por si próprio para lidar com aquela situação.

Por outro lado, as posturas de Yoga são inusitadas para nós o que obriga o nosso cérebro a fazer uma releitura do que está acontecendo com o corpo, onde além da postura não habitual existe a novidade da imobilidade. Em outras palavras, com a prática das posturas, nós ampliamos nossos recursos mentais uma vez que o nosso cérebro, ao fazer outras conexões, outras leituras, exercita a sua habilidade de lidar com as situações inesperadas que, vez ou outra, ocorrem em nossas vidas.

O relaxamento

Está prática surpreendente pode fazer por nós muito mais do que qualquer medicamento inventado pelo homem.

Costumo pedir às pessoas que praticam Yoga comigo que imaginem um lago onde alguém colocou grandes hélices ligadas a um potente motor. As hélices giram velozmente agitando a lama do fundo do lago, não permitindo que nenhum tipo de vegetação ou lodo se fixe no fundo. As águas ficam turvas e barrentas e a qualidade de vida ali é difícil e precária.

Então, peço que se imaginem desligando esse potente motor e tirando as hélices de dentro do lago, que visualizem a lama e pequenos pedregulhos sedimentando-se, decantando-se no fundo do lago, a agitação diminuindo, as águas se tornando calmas e límpidas refletindo o azul e as nuvens do céu, as plantas voltando a se fixar e a vida como que ressurgindo em toda a sua potencialidade de reprodução e manutenção, em um ciclo perfeito.

Relaxar é como desligar esse potente motor e deixar que nossa natureza física, mental e emocional possa renovar-se e funcionar de forma mais eficiente e menos desgastante.

Ação sinérgica

O Yoga "une" esses três elementos e nos capacita para desfrutar dos momentos agradáveis e enfrentar os momentos "delicados" pelos quais passamos em nossas vidas.

A prática nos dá mais conhecimento e controle sobre nossa natureza física, emocional e mental. Com mais autoconhecimento, respeitamo-nos muito mais, e respeitando-nos podemos respeitar também o próximo, tornando a vida muito mais fácil de ser vivida. Ela se torna mais luminosa e feliz, mais calma e límpida, feito a superfície de um lago tranqüilo, só que ao invés de refletir o azul do céu, deixamos refletir a luz de nossa verdadeira natureza que é paz e felicidade plenas.


Mas não acredite em mim. Experimente, pratique, aprenda a desligar o motorzinho do estresse e poderá se surpreender com sua própria vitalidade, energia e luz. Eu me surpreendi!

FONTE: Professora Júlia Marcondes de Carvalho
E-mail: [email protected], [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: