Selected a language:

Budismo - o surgimento: A Índia nos tempos do nascimento de Buda

A fim de nos situarmos no momento histórico do nascimento de Buda e compreendermos corretamente quais foram as barreiras que ele teve que ultrapassar para a disseminação da sua doutrina, é necessário que efetuemos, antes de entrarmos no mérito do seu nascimento, um pequeno histórico da Índia daquela época.

A Índia desde o século XI A.C. dividia-se em vários grupos étnicos, cada um ocupando uma área determinada, havendo na época do nascimento de Buda cerca de 200 a 300 principados, ou pequenos estados. Cada um deles ocupando um território e mantendo um reinado. Entretanto, face as particularidades geográficas e ao clima temperado, os hindus sempre apreciaram as buscas contemplativas e eram familiarmente direcionados na busca de valores espirituais. Desde o início de sua história, o hindu era partidário da idéia de abandonar o seu lar para buscar a purificação espiritual e consideravam a vida nômade na floresta como a mais alta performance religiosa.

O sistema rígido de castas e a grande desigualdade de status também contribuíam em muito para esses extremismos. De modo que, quando Buda veio a nascer, a Índia não encontrou nenhum sistema igualitário e justo, isso sem falar em liberdade.

Buda, homem santo completamente iluminado, continuou mantendo os pontos positivos da cultura existente e expurgando suas deficiências. Ele, que em resposta ao fanatismo ensinava a maravilha do espírito humano, reagiu com todas as suas forças contra o pensamento de que a humanidade era dividida em classes por natureza e como um médico, tendo reconhecido a doença, prescreveu o remédio e a sua posologia.

Em suma, o budismo surgiu em resposta a uma necessidade (não entraremos por enquanto nos seus fundamentos nem em suas causas históricas) pois o pensamento erudito hindu havia se desenvolvido em várias direções, em várias escolas de pensamento produzindo mestres que pregavam doutrinas assemelhadas, consideradas por Buda com muitos mais erros que acertos.

Buda com seus ensinamentos causou um grande reboliço pois rejeitava as seitas que continham instruções incorretas, preocupava-se com a igualdade humana, propagava princípios altamente humanísticos numa sociedade de castas, preocupava-se em desenvolver o pensamento e afastar as doutrinas enganadoras, bem como acabar com os complicados rituais. Além disso, pregava o amor, a compaixão e a simplicidade como caminho da purificação.

Porém como já diz o ditado "O monge que vem de longe canta melhor os sutras" o Budismo, apesar dos constantes esforços de Buda e do seu séqüito, só veio a conhecer sua mais alta glória quando emigrou da Índia para a China, onde achou campo fértil e propício para a disseminação do Darma. (doutrina budista)

E foi neste período histórico que Buda veio ao mundo para o benefício de todos os seres.

Por Monge Budista Zen Getúlio Taigen.
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Camilo Zanani
    09/08/2011 09:47

    gostei imenso o seu contiudo espiritual. é preciso que se combate no seio dos jovens a droga, prostituição males que enfermam a religião e a sociedade.

  2. #2
    monica inacio
    26/01/2012 05:44

    bom dia Monge Budista Zen Getúlio Taigen nao conhecia nenhum dos ensinamentos mas muito obrigado sou ocidental mas penso da mesma maneira o amor e a minha maior forca

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: