Selected a language:

Oração do dia: São Romualdo (Abade)


19 de junho - São Romualdo (Abade)

São Romualdo nasceu na Toscana, região da Itália central, e viveu no final do século X e início do século XI. Embora vivendo no mundanismo, pois era filho do Duque de Ravena, desde jovem manifestou sua vocação à vida eremítica e de oração. De início professou a regra cisterciense no mosteiro de Santo Apolinário e, três anos mais tarde, tornou-se eremita no norte da Itália. Tinha então 23 anos. Foi quando entrou no Cenóbio de São Miguel de Cuixá, nos Pirineus, Espanha, onde passou 10 anos.

São Romualdo foi um reformador da vida monástica e por onde andava difundia e pregava as vantagens da vida solitária. Fundou o ermo de Camaldoli dando origem à Ordem Camaldulense. Preocupou-se com a reforma dos mosteiros e dos eremitérios, dando à espiritualidade um tom profundamente contemplativo e eremítico.

Ao pressentir o fim da vida despediu-se de cada um dos monges, pedindo em seguida que o deixassem sozinho. A morte colheu-o a 19 de junho de 1027, em Val de Castro, Itália.

Oração: Ó deus, pai de bondade, eu Vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: