Selected a language:

Ahimsa : A não-violência

AHIMSA vem do verbo sânscrito hims, que significa machucar, ferir ou causar dano. Ahimsa, que significa não-violência ou não-ofensa, reflete meu desejo inerente de viver livre de machucados, dor ou ameaças de quaisquer tipos.
Mesmo pensamentos podem causar dor. Se sei que alguém nutre pensamentos
negativos sobre mim, embora esses pensamentos não sejam expressos em ações ou palavras, eu sou ferido. Ahimsa significa não causar dano por quaisquer meios - por atos, palavras ou pensamentos. Por que eu não deveria ferir outros seres humanos? Porque eu não quero ser ferido. A ética do senso comum determina que não posso fazer aos outros o que não quero que seja feito a mim. Assim, ahimsa, não ferir, torna-se um valor pra mim.

Ahimsa nada mais é do que a lei do bom senso, confirmada por todas as
escrituras, mas sujeita á interpretação. Se um ato literalmente danoso tem como objetivo o benefício do outro, tal como o corte do bisturi do
cirurgião, não é ahimsa.

Num mundo relativo, onde uma forma de vida alimenta outra, absoluta ahimsa não é possível. Por esta razão, este é um valor que requer compreensão e interpretação. O valor por ahimsa exige atenção e sensibilidade diárias em todas as áreas da minha vida. É um valor que se expressa na minha atitude em relação ás plantas tanto quanto em relação aos seres humanos e aos animais.

A destruição cruel da vida vegetal indica uma falta de sensibilidade ao
valor ahimsa. Ahimsa é um valor pela não destruição ou não dano a qualquer parte da criação. Eu não esmago, desfolho, arranco ou derrubo negligentemente. Com relação aos meus companheiros humanos, fico atento ás palavras, atos ou mesmo pensamentos que possam ser ofensivos. Desenvolvo uma apreciação mais sutil pelos sentimentos dos outros. Passo a ver além de minhas próprias necessidades, compreendendo as necessidades do outro á minha volta.

Lido com todas as coisas e seres com sensibilidade e apreciação da sua
existência em comum comigo.Com tal atitude, me tomo uma pessoa alerta e
observadora, com uma mente sensível, pronta para ouvir e apreciar. Ahimsa é um valor muito importante dentre os valores necessários para adquirir o autoconhecimento.

Swami Dayananda

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: