Selected a language:

Japamala: Descubra o que é e como usar

 

Tipos de m?l?

 

A japam?l? de tulasi (manjericão) é associado com Vi??u. O tulasi é muito bom para curar problemas nos rins. Há dois tipos, o verde e o roxo. O que é associado com K???a é este último, por causa da cor, e é o que tem maiores propriedades medicinais. Com os talos desse arbusto, cortados em pequenas seções, fazem-se as m?l?s que são tão populares entre os vai??avas.

 

O problema é que tem que matar a planta para fazer a m?l?. Se ela secou, no fim do seu ciclo vital, você pode usá-la sem problemas. Comprar m?l?s de tulasi vendidos comercialmente não é uma boa ideia, pois eles carregam hi?s?, violência, já que as plantas foram mortas com o propósito de fazer essas m?l?s.

 

Depois há m?l?s de cristal e de rudrak?a. As pessoas na Índia usam o m?l? de sphatika, cristal, para ter clareza. Esta associado com Sarasvat?, a deusa do conhecimento. E usam rudrak?a para mok?a, liberdade, que é o objetivo do Yoga. Para fazer m?l?s de rudrak?a não há necessidade de cortar as árvores, visto que o rudrak?a é um fruto que cai naturalmente quando está maduro. O nome rudrak?asignifica “lágrima de ?iva”.

 

Esse fruto não flutua. Para saber se uma m?l? é mesmo feita dessa fruta, coloque ele na água. Se afundar, é rudrak?a autêntico. Os rudrak?as duram milênios. São passados tradicionalmente de geração para geração. Dessa maneira, é como se os filhos ou estudantes herdassem o resultado do japa do pai ou do professor.

 

 

 

Como usá-la?

 

A m?l? começa com o meru, a 109a. ou a 55a. conta, que se usa para contar as repetições. Há uma expressão inglesa, “tell the beads” (dizer as contas) muito bonita, que se aplica perfeitamente à esta prática de japa. Você faz uma vez o mantra (mentalmente, em voz baixa ou alta, dependendo do caso) e move uma conta em sua direção.

 

O indicador não toca a m?l?. Você a segura com os dedos anular e mínimo, impedindo que toque no chão. Algumas pessoas rodam a m?l? dentro de uma bolsa de pano, justamente para impedir que ele encoste no chão. O dedo médio, com a ajuda do polegar, é usado para fazer o movimento de girar a m?l? a cada repetição do mantra que você estiver fazendo.

 

Girar as contas e fazer o mantra são ações que se fazem sincronizadamente, como quando você diz O? nama? ?iv?ya, O? nama? ?iv?ya, O? nama? ?iv?ya, girando as contas uma a uma em sua direção a cada repetição do mantra.

 

 

 

Por que as m?l?s têm 108 contas?

 

O sânscrito tem 54 letras. Ascendendo e descendendo, de a para ha e de ha para a, temos 108 sons. A é a primeira letra, o primeiro som. Ha é a última. Cada um deles é um som de ??vara. Cada palavra é ??vara.

 

Todas as palavras em sânscrito estão entre o som a e o som ha, em diferentes arranjos. Assim, você escolhe um nome de ??vara e o repete 108 vezes, simbolizando que você repetiu todos os sons, todos os nomes de ??vara, do a ao há, do primeiro ao último.

 

Isso equivale a fazer um pradak?i?a, uma circunvolução ritual num templo, num lugar de peregrinação, o que por sua vez equivale a fazer um passeio ritual pelo cosmos.

 

 

 

Os mantras devem ser aprendidos de um guru?

 

Não necessariamente. Você pode aprender com um professor também. Mas dê preferência a aprender com quem tenha praticado muito e conheça o significado correto do mantra que vai lhe ensinar.

 

Há diferentes tipos de mantras. Há preces como os ??nti? pa?has, as invocações de paz. Também há outros mantras que se usam para o up?sana, como O? nama? ?iv?ya, que não deixam de ser preces mas se usam também como suporte para a meditação. As preces védicas devem ser recitadas corretamente. Toda forma de prece é boa. Não há necessidade de comparar umas com as outras.

 

FONTE: Swami Dayananda Saraswati - YogaPro

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: