Selected a language:

Leitura: Pode a devoção levar a iluminação?

Você precisa, primeiramente, compreender ??vara. Bhakti é descobrir que tudo o que está aqui é ??vara. Toda a realidade é ??vara. ??vara não é um objeto de crença. ??vara precisa ser compreendido. ??vara é todo o conhecimento. Se há um processo de conhecimento, também deve haver um grau de ignorância incluído nesse processo.
 
Uma pessoa que nunca foi à escola pode apreciar o trabalho de um grande matemático, ou seria desejável que ela estudasse a obra desse cientista para poder compreendé-la? Devoção é descobrir que ??vara é a única realidade. O sentido do mantra O? nama? ?iv?ya é compreender que nada está sob o nosso controle, que ninguém além de ??vara é controlador de nada. Permita que ??vara seja, apenas.
 
Algumas pessoas tem fé, mesmo sem ter intimidade com a compreensão do que ??vara seja. Aí, a pessoa reza pedindo alguma coisa, mas se frustra quando o pedido dela não é atendido. Um cara fura o pneu num dia muito frio. Aí pede para ??vara ajuda, para que alguém pare e conserte o pneu dele: “Deus, me ajude! Por que você fez com que o meu pneu furasse? Foi você que me colocou nesta situação. Agora, me tire dela!”
 
Eu considero que bhakti seja isto: quanto mais você compreende ??vara, mais você compreende que não está no controle de nada nesta vida. O maior bhakta, o maior devoto, é aquele que compreende isto. Não há nada que não esteja incluído na ordem de ??vara. A música, por exemplo, é uma bela expressão dessa ordem. A música é uma das expressões de ??vara, na forma dos sons naturais e seus derivativos: sa, re, ga, ma, pa, etc.
 
Música, então, é ??vara revelado. ??vara é chamado o Mestre do Tempo. O Sama Veda é o Veda da música, e é cantado. Uma ou duas frases são repetidas. São formas simples de música, mas muito poderosas. Sr? Kr??na disse na Bhagavad G?t?: “entre os Vedas, eu sou o Sama”. Isso nos mostra o poder da música, e da devoção.
 
Bhakti também é atitude, coração, ritual, prece, desde que eu aceite o resultado dessa prece, independentemente de qual for, como perfeito e adequado, e não tente ”manipular” ??vara, ou tentar fazer com que ele responda a meus desejos. Qualquer prece, qualquer ritual, é aceitável, desde que feito com o coração e essa atitude correta.
 
O meio áureo: esse é o segredo. Evitar os extremos. Buda tinha razão. É por isso que digo: nem pijama, nem roupa muito apertada. Os pijamas são soltos demais. A roupa apertada impede o movimento. As práticas extremas de tapasya, que são muito dolorosas, não são boas. Devem ser evitadas.
 
 
FONTE: Swami Dayananda Saraswati - Tradução Pedro Kupfer

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: