Selected a language:

Terapia Online: Pontos fortes e fracos dos atendimentos psicológicos feitos através do computador

 

Com a vida moderna dá para resolver a vida sentada na frente de um computador, fazer compras e pagar contas no banco pela internet tornaram-se hábitos comuns. Sem contar as inúmeras outras atividades facilitadoras que ela nos trouxe.

E contar e discutir seus problemas com um psicologo online (profissional), você já imaginou?

Pois é, esta é uma prática que está ganhando cada vez adeptos por aí. Porém algumas questão precisam ser levadas em consideração antes, para que você não caia em um golpe - como tantos que existem na rede.

Desde 2005, o Conselho Federal de Psicologia reconhece o atendimento psicoterapêutico e outros serviços psicológicos mediados pelo computador. Os sites que passam pelo crivo da entidade recebem um selo, que deve estar estampado na página de abertura. "Isso garante que o internauta será atendido por alguém habilitado", afirma o psicólogo Aluizio Lopes de Brito. "

No primeiro ano de funcionamento, apenas um especialista pediu o aval do órgão. No ano passado, o número chegou a 85 e já são 180. "Qualquer possibilidade de chegar a um indivíduo que está em sofrimento psicológico deve ser valorizada", opina o psiquiatra Luiz Cuschnir. Mas a psicóloga Rosa Maria Farah alerta: ?a ideia é que sejam tratados online apenas problemas menos complexos e pelo prazo máximo de dez consultas?, explica.

Basta uma simples busca para encontrar milhares de sites supostamente especializados. Por isso, é muito importante procurar o Conselho Federal de Psicologia, onde existe um cadastro submetido a aprovação. Com hora e dia marcados e uma senha, o paciente ingressa em uma sala de bate-papo com o psicólogo, podendo escolher a conversa por texto, vídeo ou e-mail. O site Psicologia Online (pol.org.br), ligado ao Conselho, traz a lista dos profissionais e esclarece dúvidas.

É uma boa solução para quem tem a agenda cheia, não é? 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: