Selected a language:

Coma e rejuvenesça: Alimentos e nutrientes que ajudam no rejuvenescimento da pele

Algumas substâncias contidas nos alimentos são fundamentais para manter o rejuvenescimento de dentro para fora; ou seja, combatendo os radicais livres. A velhice é palavra temida por muitas pessoas que buscam manter a boa forma física longe das expressões marcantes como rugas, pele flácida e cabelos brancos.

A nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann afirma que existem substâncias antioxidantes existentes em alguns alimentos que são capazes de proteger a pele contra os radicais livres, moléculas tóxicas formadas pelo corpo que atuam danificando as membranas celulares e, conseqüentemente, contribuindo para o envelhecimento precoce

Muitos alimentos podem prevenir os sinais do envelhecimento e contribuir a favor do corpo para que se possa envelhecer de maneira saudável. “O equilíbrio das refeições pode ajudar no rejuvenescimento.Uma alimentação equilibrada deve fornecer as quantidades adequadas de calorias e de nutrientes. As mulheres no que se refere ao processo de envelhecimento estão em vantagem em relação aos homens, por possuírem em grande quantidade o hormônio estrogênio, responsável por fazer o organismo produzir mais enzimas antioxidantes, que as protegem do processo de oxidação e do envelhecimento”, afirma a médica.

Para retardar o envelhecimento é necessário praticar atividades físicas regularmente e alimentar-se de forma saudável.

A médica Liliane Oppermann preparou uma lista de alimentos que rejuvenescem e quais os benefícios e quantidade recomendada de cada alimento

Alho
Ajuda na manutenção do tecido conectivo e articulações, no processo de desintoxicação e no combate aos radicais livres. Ingestão diária recomendada: um dente de alho amassado ou triturado (3 calorias).

Aveia
Possui beta-glucanas, ativo que reduz o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que aumenta o estresse orgânico, reduzindo os radicais livres. Ingestão diária recomendada: uma colher de sopa (40 calorias).

Betacaroteno
Auxilia na manutenção da pele, visão e sistema imunológico, combatendo os radicais livres. Pode ser encontrada na cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis, entre outros. Ingestão diária recomendada: “A recomendação de consumo deve seguir a faixa etária e o gênero, a fim de evitar toxicidade”, de acordo com a nutricionista Liliane Oppermann

Chá Verde

Rico em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. O consumo deve ser feito, distante dos horários das refeições, pois pode diminuir a absorção de alguns nutrientes. Não consuma o chá verde à noite, visto que ele possui cafeína e pode alterar o sono. Ingestão diária recomendada: de três a quatro xícaras de chá (não possui calorias).

 

Frutas Vermelhas

Morangos, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, substância que ajuda a neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo e atua também na desintoxicação. Ingestão diária redomendada: uma xícara de chá (80 calorias).

Licopeno
Proporciona uma coloração vermelha aos alimentos, possui atividade antioxidante e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Reduz o processo inflamatório. Encontrados nos seguintes alimentos: tomate, pimentão, beterraba, goiaba e melancia. Estes devem ser consumidos, de preferência, cozidos ou processados para melhor aproveitamento do licopeno. Ingestão diária recomendada: 80g de tomate (15 calorias), 43g de beterraba (15 calorias), 56g de pimentão (15 calorias), 220g de melancia (70 calorias) ou 138g de goiaba (70 calorias).

Soja
A soja possui isoflavonas, componentes que aumentam o funcionamento de enzimas antioxidantes, reduz o risco de doenças cardiovasculares e equilibram o estrógeno, diminuindo os sintomas da menopausa. Ingestão diária recomendada: de 25 a 60g de soja texturizada ou em grão (140 calorias).

Vitamina C

Atua na formação do colágeno, impedindo a deformação dos tecidos. A vitamina C é fundamental também para desintoxicar o corpo dos radicais livres provenientes de fatores que contribuem para o envelhecimento, como cigarro, álcool, poluição, e fortalece o sistema imunológico. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas (morango, limão, laranja, kiwi, acerola), folhas verdes cruas (couve, couve-flor, espinafre, repolho) e tomate. Ingestão diária recomendada: segundo a nutricionista Yana Gil, o consumo para mulheres é de 75mg.

 

Vitamina E

Vitamina antioxidante, inibe a atividade dos peróxidos lipídicos. É encontrada em óleos vegetais ricos em ácidos graxos poliinsaturados, como os de canola, girassol, milho e soja, sementes, amêndoas, abacate, manteigas, cereais integrais e aspargos. Ingestão diária recomendada: 15mg por dia, ou seja, o equivalente a uma colher de sopa dos óleos (120 calorias) ou 100g de abacate (161 calorias).

 

 

Zinco
Constitui a enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD), que combate os radicais livres. É encontrado em: ostras, frutos do mar, peixes, fígado, carne vermelha, cereais integrais, levedo de cerveja, milho e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha). Ingestão diária recomendada: 8g, quantidade encontrada de sobra em 100g de ostras cozidas (137 calorias), lentilha cozida (116 calorias), feijão cozido (111 calorias) ou carne vermelha (230 calorias), por exemplo.

 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    luciene silva.
    02/12/2013 16:23

    deveria indicar uns produtos caseiros.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: