Selected a language:

Emagrecer: Frutas emagrecem mas também podem engordar

Fontes naturais de vitaminas e minerais, as frutas alimentam, ajudam a diminuir a gordura na dieta e a controlar o peso corporal. Ainda fornecem mais energia e resistência, além de auxiliar o funcionamento do intestino. São alimentos praticamente perfeitos? Sim, quando consumidas com parcimônia. Porém, se houver exageros, podem também engordar.

Segundo Patrícia Realino Guaitoli, nutricionista parceria do Ganep Grupo de Nutrição Humana, muitas pessoas ignoram que as frutas contêm carboidratos e, algumas, gorduras. Mas essa é a realidade.

"A maioria, é bom registrar, tem pouca gordura e calorias e proporcionam sensação de saciedade. Daí o motivo de os nutricionistas incentivarem constantemente o aumento do consumo por quem está seguindo um planejamento alimentar com o objetivo de manter o peso ou de emagrecer. Elas devem ser consumidas como um complemento, entrando no lugar de pães, chocolates, e outros".

Patrícia pondera que as frutas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa, pois garantem o equilíbrio da dieta. O consumo diário recomendado é de 3 a 5 poções, as quais não devem ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. É que estes não oferecem os mesmos benefícios.


Devido a todos os aspectos saudáveis, muitas vezes a fruta é associada a dietas para emagrecer. A nutricionista alerta que não é recomendável substituir as grandes refeições (almoço e jantar) por nenhuma fruta.

"O ideal é que sejam consumidas nos lanches e como sobremesa, em substituição aos doces mais calóricos", afirma.

O potencial de saciedade, entretanto, se perde quando a fruta é utilizada em sucos, já que a quantidade de fibras é menor que a da fruta in natura.

Frutas que "engordam" e frutas que "emagrecem"

Menos calóricas: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia.

Valor calórico intermediário: abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina.

Mais calóricas: abacate, açaí, banana, caqui, cereja, côco, goiaba, maracujá e a uva.

Mais calóricas e com maior teor de gorduras: abacate, açaí e côco - sendo que o côco possui a maior quantidade, o açaí a menor, e o abacate contém uma quantidade intermediária de gordura por 100g.

Mais calóricas e com maior teor de carboidratos: o açaí é o campeão na quantidade de carboidratos por 100g, seguido pela banana, cereja, maracujá e caqui.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: