Selected a language:

A arte de meditar: O exercício que combate o estresse

A meditação é a capacidade de atingir uma intensa concentração, permitindo o desaparecimento de todos os outros pensamentos e, tem como meta principal, induzir tranquilidade mental e relaxamento físico. Existem muitas formas de se fazer meditação, cada uma com uma técnica diferente. Entretanto, um lugar quieto onde a pessoa não seja interrompida, uma posição confortável, e um ponto de concentração, são fundamentais para qualquer técnica.

Os exercícios mentais relaxantes da meditação são métodos comprovados contra o estresse, tensão, ansiedade, pânico, dor de cabeça e problemas respiratórios, como asma. É também, cientificamente provado, que reduz pressão sanguínea e alivia dores crônicas.

A maioria das pessoas fazem cursos para aprender a meditar, mas é possível aprender através de livros e vídeos. De qualquer maneira, independente da forma de meditação, deve-se estar sentado com as costas reta, ou em uma cadeira ou na posição clássica de meditação, no chão, com as pernas cruzadas.

Quando sentado, com o ritmo respiratório controlado, a pessoa deve focar a mente em algo, pode ser sua própria respiração, uma imagem, como um símbolo religioso, uma flor ou uma vela, ou então uma palavra ou frase repetida ritmicamente. Essa palavra ou frase é chamada mantra. Algumas pessoas preferem ficar de olhos fechados para evitarem distração e outras, gostam de meditar ouvindo uma música. Porém, a prática da meditação nem sempre é fácil. As flutuações da mente não gostam de estar concentradas. É incrível quantos pensamentos e quantas histórias podem passar pela cabeça entre dois suspiros!

De qualquer maneira, seja qual for o objetivo, para reduzir o estresse ou baixar a pressão sanguínea, a prática da meditação leva a pessoa para algo extremamente bom e profundo.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: