Selected a language:

O conceito do sucesso - Parte II: Auto-consciência e Liberdade

Nós podemos olhar para este conceito de sucesso de uma forma diferente: como uma pessoa auto-consciente que sou numa grande amplitude de ser livre – livre nos caminhos do meu pensamento, livre o suficiente para ter certos desejos, livre o suficiente para atuar sobre eles, ou não. As pessoas até podem ter desejos de ir para o céu. Isto é surpreendente para mim, porque ninguém viu o céu. No entanto, após a morte eles planejam ir para lá. E isso significa que o céu é o limite para os desejos.

Esse tipo de liberdade em termos de desejos é uma prerrogativa de um ser humano que é dotado do poder de desejo, do poder de saber e do poder fazer. Esse poder vem da pessoa de quem você é consciente, uma pessoa auto-consciente. E naquele mesmo Ser auto-consciente parece estar a liberdade que você retira.

O que me faz diferente de um animal como a vaca? A vaca também tem a capacidade de desejo, de saber.Não só reúne conhecimento perceptivo, ela também pode fazer inferências. Mas a partir do comportamento da vaca, parece que ela tem uma certa programação. A vaca é vegetariana não por escolha, por natureza, é um animal herbívoro. Ela tem certos desejos, mas não tem planos para a aposentadoria.

E parece ser feliz sendo uma vaca. Se é uma vaca indiana ou uma vaca Jersey, a vaca não parece ter qualquer complexo sobre ela como o ser humano tem. A vaca preta não acha que ela é preta e a vaca branca não acha que ela é branca. Ela está feliz onde quer que esteja. Os animais parecem estar em melhor situação do que nós, porque eles não têm complexos.

Como é um animal diferente de nós? O que faz a diferença? Ele tem um corpo, ele tem impulsos biológicos e fisiológicos que nós também temos. Não há diferença alguma. Mas a capacidade de conhecer, desejar e agir é programado em um animal. O que o faz livre desse tipo de vida totalmente programada? É apenas a auto-consciência.

Estando consciente de mim mesmo, eu me torno livre – livre em termos de desejo, de explorar, de conhecer. É a auto-consciência que me dota com essa liberdade. Todo ser humano tem uma grande capacidade (sakti) em termos de desejos. Isso é uma força motriz e isso é uma grande coisa. Temos empresas multinacionais por causa desta grande capacidade de desejo. Tudo o que os seres humanos têm feito é a manifestação da força do desejo.

Mesmo a destruição causada pelos seres humanos é novamente devido ao desejo. Você faz por causa do desejo e desfaz por causa do desejo. Esta força de desejar é uma força tremenda da qual o ser humano é dotado. E ela se manifesta mesmo quando criança. A estória dos desejos é muito interessante. Se você acompanhar de perto a estória dos desejos predominantes na vida de uma determinada pessoa, você pode ter a biografia dessa pessoa. Tudo o que você tem a fazer é observar todo o processo de realização de desejos e tentar satisfazer os desejos.

Quando criança, eu tinha desejos. Eu não posso dizer que eu tenha satisfeito todos eles. Como um menino ou uma menina, eles tem desejos. Nem todos são são satisfeitos. Qual criança não quis tirar nota 100 em todas as matérias? Ela teve que se contentar com alguma coisa a menos, alguma coisa a menos, alguma coisa a menos. Os pais também tinham muitos desejos em relação a seus filhos e eles também tiveram que se contentar com algo menos.

Como uma pessoa jovem, eu tinha um monte de fantasias. Naquele tempo eu achava que elas eram todas desejos legítimos – mais tarde provou-se que eram fantasias. Algumas deram certo e outras não contribuíram com qualquer medida de sucesso. Na verdade, algumas eram falhas. Embora os desejos são a força motriz da minha vida, sem dúvida, eles nem sempre são cumpridos.

A ideia de sucesso em termos de um desejo é obter exatamente o que é desejado. Atrás de cada desejo há algo apontado e isso tem de ser adquirido pela pessoa. Mas isso nem sempre acontece dessa forma. Na verdade, após um certo número de anos de luta, mesmo quando os desejos surgem você sabe que irá satisfazê-los. Então, você se vê tendo problemas, mesmo começando algo novo. Quando você olha para trás na sua vida é um fato desconcertante perceber que num dia com doze horas acordado você nunca se deu conta, uma vez sequer, do pacote de desejos.

Como criança, eu tinha desejos não realizados. Como eu cresci, a lista se alongou. Cada ano que passou, trouxe mais alguns desejos insatisfeitos na minha vida. Na época em que eu cheguei aos 40, não havia esperança de satisfazê-los mais. Isso é um fato desconcertante, porque eu não consigo olhar para mim como uma pessoa bem sucedida quando eu tenho muitos desejos pendentes insatisfeitos. Esses desejos não tem graça para mim.

Não é que eu esteja tão feliz porque estou livre de ter desejos que eu, portanto, os acolho um pouco mais. E se eu os satisfaço, eu estou bem, e se não os satisfaço eu ainda estou bem. Não. Esses desejos não estão separados do desejo-me, do esforço-me, de mim que quer chegar à frente. O mim competitivo e os desejos são idênticos, não são duas coisas diferentes. Os tipos de desejos que uma pessoa tem pode ser um pouco diferente dos desejos dos outros.Mas que todo mundo está sujeito a desejos é um fato e que eles são incapazes de cumprir todos eles é outro fato.

Esses desejos incluem o desejo de mudar os outros. O desejo aqui não é meramente o desejo por dinheiro, por um avanço em suas pesquisas, por um melhor lugar para trabalhar ou qualquer outra coisa que você possa querer. O desejo de mudar os outros é um desejo muito predominante na vida de alguém, especialmente quando você é casado. Você quer mudar o seu parceiro. Vinte e cinco anos de casamento já se passaram e você ainda está lutando para mudar a outra pessoa. O ser humano não desiste. E a verdade da história é que a outra pessoa também está tentando mudá-lo.

Eu não posso mudar o clima econômico da sociedade ou do país. Eu não posso mudar o comportamento das pessoas. Eu não posso mudar as crenças selvagens que as pessoas têm, mesmo que algumas delas sejam infundadas. Crenças que são absolutamente inverificáveis se tornam verdades absolutas, especialmente as crenças religiosas. Não há a possibilidade de verificar se eu vou sobreviver à morte ou não. É uma crença. E é uma crença não-verificável.

Como é que eu vou ter certeza se você e eu vamos sobreviver à morte, a não ser que nós dois nos encontremos após a morte? Suponhamos que eu sobreviva à morte, que eu vá para o céu também não é certeza. Que eu esteja indo também não é certeza. Que seguindo essa pessoa vai me levar até lá é outra crença que não se confirma. Tudo é turismo, promoção. A maioria das religiões são promoções de turismo.Gostaria de lhes dar a liberdade de acreditar no que eles acreditam e fazer o que fazem.

Mas eles não me dão a liberdade de não acreditar. E isso é o que chamamos de fanatismo. Em que base se pode provar que estou mais certo do que o outro? Talvez ambos estejamos errados. Talvez ambos estejam certos. Queremos que as pessoas pensem um pouco e mudem, mas nós achamos que não podemos mudá-las.

Eu tenho inúmeros desejos na minha vida. Eu quero que os líderes políticos se comportem corretamente. E quero que os líderes religiosos sejam mais responsáveis. Eu quero que as pessoas, em geral, sejam mais compreensivas, se não forem que se dêem. E é claro que eu quero que meus pais me entendam. Eu quero ser mais compreensivo, principalmente quando eu tenho que se relacionar com os meus parentes. Eu pareço ser muito intolerante. Portanto, os desejos não são apenas para o sucesso na minha profissão ou em termos de dinheiro. Há muitas áreas do desejo e poucas delas são preenchidas.

Quando eu posso dizer que sou bem-sucedido? Qual será a fração da minha felicidade, quando os desejos não realizados são mais numerosos do que os desejos satisfeitos? Não só existem muitos desejos atuais não cumpridos, mas há desejos não realizados, com referência ao meu passado também. E há também desejos enterrados no inconsciente os quais não estou agora consciente.

Eu tenho que olhar para mim como uma pessoa com todos esses desejos, porque todos eles me constituem. Meu senso de sucesso sobre mim é em termos de quantos desejos eu cumpri. Se isso for verdade, todo mundo tem de concluir: "Eu sou um fracasso." Antes de aceitar esta conclusão, temos que olhar para a natureza dos desejos.

Um desejo nem sempre é adquirir algo que você não tenha, como dinheiro, casa, amizade, nome, poder, habilidade e conhecimento. O desejo de qualquer um ou todos eles é um desejo positivo de adquirir o que é desejável. Depois, de acordo com você, há igualmente o desejo poderoso para evitar o que é indesejável. Você não quer perder o seu emprego, você não quer perder o valor do seu dinheiro e, portanto, você tem que combater a inflação.

Isso significa que você tem que investir e isso também significa que você tenha que arriscar. Você quer evitar um monte de coisas. Ambos os desejos que são positivos e desejos que são negativos são válidos. Incluídos estão os desejos de manter o que você tem, bem como para se livrar do que você tem. Estes são os conjuntos de desejos que constituem um ser humano. Sua expressão é a própria vida da pessoa, a estória da pessoa.

As atitudes de uma pessoa, os julgamentos sobre si e dos outros, também são baseados no cumprimento e o não cumprimento dos desejos. A amargura que se pode ter sobre a vida ou sobre si mesmo está de novo na expressão desses desejos. Mesmo se eu tiver cumprido pelo menos cinqüenta por cento desses desejos, talvez eu possa dizer que eu sou bem sucedido. Mas isso não é o caso. Mesmo um desejo não realizado é demais. Portanto, eu não vejo nenhuma maneira de olhar para mim como uma pessoa de sucesso.


Continua...


Fonte: Swami Dayananda Saraswati (tradução:Humberto Meneghin) para Yoga.pro

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: