Selected a language:

ESPECIAL CARNAVAL: Dicas para quem não está afim de folia

Enquanto muitos estão no ritmo da folia e se esbaldam no carnaval, há aqueles que preferem aproveitar esses dias de folga para descansar. Fugir da agitação é uma opção para relaxar. E quem disse que isso é sinônimo de tédio?
Que tal organizar a casa, ouvir uma boa música, ler um livro ou fazer um retiro zen?

- Organizar a casa:
A desordem e o entulho atrasam a vida. O Feng Shui ensina harmonizar o ambiente, identificar e interferir no chi (energia), mas aplicar o conhecimento desta arte chinesa sem a eliminação da bagunça pode não trazer o resultado esperado.
Passo a passo para eliminar a desordem:

Desobstruir – pratique o desapego
Comece jogando fora o que não serve mais: roupas e calçados velhos, que não cabem mais ou que não usa há mais de um ano; agendas, papéis, revistas e jornais antigos; cosméticos vencidos; móveis e objetos quebrados; livros não lidos; e-mails antigos e sem importância. Se adquirir algo novo, jogue o velho fora.
Para auxiliá-lo nesta etapa e aproveitar para ajudar o próximo, examine se alguns dos objetos descartados podem ser doados. Uma boa dica é separar dois sacos grandes ou duas caixas de papelão, e identificar: um para o lixo e outro para doação.
 
Limpeza e manutenção
Tenha latas de lixos distribuídas nos ambientes e limpe-as diariamente; Faça uma limpeza regular das gavetas e armários; Estabeleça um período para uma faxina completa: limpar tapetes, cortinas, vidros das janelas e pisos.

Organizar
Comece devagar, gaveta por gaveta, cômodo por cômodo, respeite seu ritmo; Guarde coisas semelhantes juntas; No guarda-roupa organize por cor; Arrume os fios do computador, da televisão, do aparelho de Som e DVD; Organize os livros, CDs e DVDs; Não se esqueça de organizar os documentos e a papelada em geral, utilize pastas; Lembre-se também de organizar os arquivos do computador.

- Ouvir uma boa música:
É comprovado que a música faz bem, pois o prazer ao ouvi-la faz com que o cérebro libere endorfinas e serotoninas; e atuam como uma "droga" de efeito relaxante, proporcionando equilibrio mental, emocional e até físico. Aliviando assim o stress.
Que tal selecionar alguns hits para embalar seus dias?

- Ler um livro
Leitura é sinônimo de conhecimento, além de diversão. O bom é que temos uma variedade de títulos, desde os clássicos aos atuais.
Nossa dica: Livro Budismo de A a Z, de André Luiz Medeiros.
Dicionário, com termos budistas do planeta, o livro é uma fonte de inspiração sobre o mundo Zen.

- Retiro Zen
Você não precisa nem viajar para participar de um. Algumas unidades de Yoga elaboram uma programação que inclui caminhadas, meditação, passeios e aulas de Yoga.
No Rio de Janeiro, a AsthangaYoga já está em seu décimo ano e começará no dia 05/03. O preço é R$ 100.
Informações: [email protected]
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: