Selected a language:

Vai à praia?: Veja o que comer para se refrescar

O verão chegou e a época de curtir a praia também, mas para não ter surpresas desagradáveis durante este período mais esperado do ano, a nutricionista Roberta Silva, reuniu algumas dicas especiais para quem quer aproveitar só o melhor do verão.

Roberta explica que ficar muitas horas tomando sol e, principalmente, curtir o mar são atividades que dão mais fome e, por isso, ficamos mais propícios a aceitar os alimentos que são vendidos na praia. “Comer o que é oferecido na beira da praia é uma atitude que nem sempre faz bem à saúde e é preciso ficar atento a alguns detalhes para não prejudicar o trato com a balança”, comenta Roberta Silva, nutricionista do CyberDiet.

Veja alguns alimentos que podem ser consumidos, os que devem ser evitados e alguns que merecem atenção:

Siga em frente!


Milho - Ótima opção: nutritivo e tem poucas calorias. Mas, dispense a manteiga e não exagere no sal.

Frutas - Fresquinhas, suculentas, fonte de vitaminas e minerais, outra opção excelente. Leve de casa higienizadas e em recipientes térmicos.

Biscoito de polvilho - Por ser um produto industrializado, o risco de contaminação é menor, por isso torna-se uma boa opção, mas cuidado com a quantidade.

Água de coco - Quer um lugar melhor para tomar água de coco do que na praia? Pois bem, esta bebida hidrata, é um isotônico natural, repõe vitaminas e minerais e refresca. Apenas escolha uma local de sua confiança para comprar.

Atenção!

Sorvete - Evite os sabores de chocolate, pois podem ser bem calóricos. Prefira os picolés de frutas, que contribuem para você se refrescar.

Refrigerante - Se a opção para substituir a bebida alcoólica for o refrigerante, é uma boa escolha. Mas, opte pelas versões diet e light que não fornece calorias. Lave bem as latinhas antes de abrir.

Queijo coalho - Muito cuidado! Os queijos não podem ficar muito tempo sem refrigeração, pois as chances de contaminação são enormes. Consuma somente se você souber a procedência e confiar na higiene do ambulante.

Raspadinha - Também é importante saber a procedência do gelo, um copo de raspadinha pode ter em média 150kcal.



Fuja!

Amendoim - Este grãozinho possui muitas calorias, uma xícara por exemplo tem em média 500kcal! Com certeza conversando na praia chegamos a essa quantidade rapidamente, por isso é melhor evitar.

Camarão frito - Por ser frito seu teor calórico aumenta muito, além disso é um alimento que pode estragar facilmente, principalmente, na praia. Juntamente com o sol, é um perigo para se pegar uma intoxicação alimentar.

Pastel e acarajé - Dependendo do recheio e do tamanho, a quantidade de calorias é absurda. Outro ponto desfavorável é a questão do óleo em que foi frito, pois muitas vezes é muito reutilizado, passando por altas temperaturas, no qual produz substâncias prejudiciais à saúde.

Cerveja e caipirinha - O álcool presente pode contribuir para uma desidratação, além das calorias também serem elevadas.



Fonte: Roberta Silva, especializada em reeducação alimentar.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: