Selected a language:

Mundo animal: Menores sapos do mundo são descobertos na Oceania

Os menores sapos do mundo, com um comprimento de 8 a 9 milímetros, ou seja, menos de um centímetro, foram encontrados na Papua Nova Guiné. Eles pertencem ao gênero Paedophryne, cujas espécies são todas diminutas. O anúncio foi publicado na edição de dezembro da revista ZooKeys.

As duas novas espécies ganharam os nomes Paedophryne dekot e Paedophryne verrucosa. Além de serem os menores sapos encontrados até agora, seu tamanho os torna os menores tetrápodes - ou seja, vertebrados terrestres - do mundo. As espécies habitam as montanhas do sudoeste da Papua Nova Guiné e ilhas próximas. Os sapos procuram comida em folhas de plantas pequenas e em musgo.

"A miniaturização ocorre em muitos gêneros de sapos ao redor do mundo", afirma o autor da descoberta, Fred Kraus, do Museu Bishop, em Honolulu. "Mas eles parecem particularmente bem representados aqui na Papua Nova Guiné, com sete gêneros apresentando o fenômeno. E, embora a maioria dos gêneros tenha membros diminutos misturados com parentes maiores, o caso do Paedophryne é único, com todas as espécies minúsculas", completa. As quatro espécies conhecidas tem o mesmo habitat.

O tamanho dos membros desse gênero impossibilita que os animais consigam escalar substâncias, como seus parentes maiores. Mas, segundo o autor, lhes dá a possibilidade de procurar comida em lugares onde sapos maiores não conseguem alcançar, como o musgo de pequenas folhas.

Também por causa do tamanho, as fêmeas dessas espécies não conseguem ter centenas de filhotes, como ocorre com sapos grandes. Cada uma delas produz apenas dois ovos e ainda não se sabe como funciona sua reprodução.

Fonte: Veja.com  

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: