Selected a language:

Cromoterapia: A vibração solar da cor Amarela

Por Dirceu Galhardi*

A cor amarela representa na cromoterapia a cor do terceiro chakra, também chamado Plexo solar, localizado na “boca” do estômago das pessoas.

É uma cor quente e vibrante e chama a atenção. Como exemplo, há alguns anos, foi instalado um letreiro luminoso na Avenida Radial Oeste, próximo à Estação São Cristóvão, no Rio de Janeiro, que predominava em destaque a cor amarela. O resultado é que por diversas vezes presenciei pequenas colisões de carros, do tipo engavetamentos, devido à distração dos motoristas pelo excesso da luz amarela, incidindo no para-brisa dos carros. A permanência deste letreiro foi curta.

O amarelo age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Também pode ser utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais, deve-se usar palha ou creme. Em hotéis, recomendamos seu uso em antessalas dos apartamentos ou terraços onde hóspedes possam fumar ou meditar.

A forma que representa a cor amarela é o triângulo, simbolizando o elemento Fogo, que corresponde ao sentido “visão”. Como exemplo, existem artistas plásticos que desenham triângulos na direção do chakra Plexo Solar de mestres ou avatares, mostrando a emanação de muita luz.

Cada cor na Cromoterapia representa um metal. Para o amarelo, o metal correlacionado é o cobre, grande condutor energético.

Na musicoterapia o amarelo representa a nota musical “mi”. O planeta que rege a cor amarela é Marte.

Normalmente, na escala cromática, o amarelo é o responsável por um período de sete anos de nossas vidas, principalmente, entre quatorze e vinte e um anos de idade; período este, que comanda a adolescência, fazendo com que os jovens fiquem impacientes e às vezes revoltados com as condições comportamentais impostas pela família.

O amarelo também é uma cor yang; isto é, excitante, quente e solar.

Quando um cromoterapeuta identifica, através do pêndulo, que o cromotipo de uma pessoa (cor do nascimento) é o amarelo sabemos de antemão das seguintes características básicas: ela poderá ter problemas digestivos como gastrite, úlceras gástricas, digestão difícil, ser uma pessoa muitíssimo ansiosa, e preocupada  em demasia em resolver problemas de outrem. Com isto, a recomendação é que esta pessoa somente use o amarelo quando for a uma festa, numa entrevista profissional, na assinatura de um contrato. Para o dia-a-dia, será sugerido que ela use o violeta ou lilás como cor de equilíbrio.

Para a pintura externa de um prédio, sugerimos as cores creme ou ocre (amarelo queimado), com remates brancos.

O amarelo aberto e vibrante deve ser usado em faixas sinalizadoras de rodovias, em escadas de emergência ou em equipamentos que ofereçam risco de acidentes. Há casos em que associamos o amarelo com faixas zebradas em diagonal na cor preta para chamamento de atenção dos motoristas, como em lombadas na pavimentação de rodovias e nos sinalizadores chamados “olhos-de-gato”. Normalmente usamos marca textos amarelos para destacar trechos importantes em livros ou mesmo em documentos.

A cor amarela socialmente representa laços de grande amizade.

O amarelo no Feng Shui simboliza o elemento Terra, significando que neste ambiente as pessoas se sentem com os pés no chão; são pessoas com tendência a cuidarem muito bem do patrimônio (prédio e mobiliário), podendo em excesso chegar a serem materialistas.

O amarelo atua como estimulante na parte intelectual, na lógica e na razão. É associado ao poder do autocontrole. É uma cor muito próxima dos raios solares em brilho e matiz, proporcionando uma atitude das pessoas mais harmoniosas e otimistas com relação à vida.

Quando falamos da energia dos alimentos que possuem a cor amarela, dizemos que às vezes são um pouco ácidas, mas digestivas como as frutas e vegetais. Como exemplo de alimentos amarelos temos o melão, o abacaxi, o limão, o milho verde, a manteiga e a gema de ovo.

O amarelo na decoração é muito aplicado em ambiente antidepressivo, leve e maduro. Simboliza espaços perdidos e remoção de limitação. A iluminação amarela combinada com decoração também amarela não forma um bom ambiente para as pessoas, podendo causar um comportamento em que as pessoas ajam de um modo irracional, encorajando a incerteza e o nervosismo. A violência pode ganhar vida com a luz amarela principalmente se a pessoa que se expõe a ela não tiver em mente um plano de ação firme.
 

(*) Dirceu Galhardi
é consultor em Feng Shui, Radiestesia e Cromoterapia. Autor do livro “Feng Shui na Vida Atual” e Consultor na harmonização com o Feng Shui e Radiestesia da Cidade do Rock- 2001. Contatos: (21)9632-6040 / (22)2655-3963 * [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: