Selected a language:

Papai Noel existe?: Como falar com as crianças nessa hora

Em época de natal é comum surgirem os questionamentos dos filhos sobre a existência do Papai Noel e as dúvidas dos pais sobre como agir nessa hora. Acreditar e fantasiar faz parte da infância e é saudável, pois através da fantasia a criança conhece e constroi seus próprios valores, tornando-se um adulto mais criativo e otimista.


Mas será que existe idade ideal para contar a verdade? Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br), ensina como falar com os filhos nesse momento.


 “Não existe idade limite para acreditar ou não em Papai Noel. Muitas crianças demoram mesmo para entender que ele não existe, mas com o tempo percebem naturalmente que se trata de uma lenda”, sugere Reibscheid.


Se a criança perguntar, recomenda-se contar a verdade.  Cedo ou tarde, algum amigo mais velho irá contar, mesmo que em tom de brincadeira e assim acabará a magia, o que ocorre geralmente na faixa de 7 a 8 anos de idade.


“ Nas situações em que o filho demonstrar tristeza sobre a possibilidade dessa lenda e os pais perceberem que estender a história pode ser benéfico, vale usar a criativadade e manter aquela fantasia”, explica o pediatra.


Ainda de acordo com Reibscheid, pais que possuem mais de um filho costumam apresentar a dúvida sobre como tratar da questão de forma individual entre eles:


“ Diga ao mais velho que um dia o caçula também irá descobrir sozinho e então vocês contarão a verdade juntos . Esse pode ser o segredo de vocês e possibilita até mesmo uma aproximação entre pais e filhos”.


Deixar um filho acreditar, é deixá-lo sonhar com coisas possíveis e impossíveis. Com imaginação a criança enfrenta melhor a vida e também os seus medos.


Fonte: Marcelo Reibscheid, pediatra.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Eliel
    12/12/2011 20:57

    Adorei

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: