Selected a language:

Aulas de Yoga: Opção zen para ficar em forma

Falta um mês para o verão, você já conseguiu monitorar (e melhorar!) sua alimentação, se mexeu mais e anotou tudo em seu Jornal Pessoal para arrasar na próxima estação.

Que tal ficar mais sarado experimentando uma atividade mais zen? As aulas de yoga são uma ótima opção!

As aulas de yoga  estão cada vez mais populares e dependendo do tipo escolhido, essa atividade física pode queimar até 9 calorias por minuto. Alguns Associados podem ficar hesitantes em adotá-la como exercício, mas é importante ressaltar que essa atividade se divide em diversos tipos, entre eles o Power Yoga.

O que é?

Power Yoga é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação única de movimentos fortes e fluidos, acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional, pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência.

Como é a aula?

Também conhecido como Vinyása Yoga, o Power Yoga é mais dinâmico do que a modalidade tradicional. Além das posições básicas, são usados elementos extras de movimentos e respiração profunda, que geram calor corporal. Esse calor, produzido internamente, promove a transpiração, que desintoxica o organismo e ajuda a manter os músculos e articulações aquecidas, permitindo um maior alongamento e flexibilidade. Com o corpo aquecido, torna-se mais fácil cuidar do alinhamento da musculatura e das articulações, criando maior harmonia corporal, que se reflete no nível estético e na melhor utilização do corpo. A respiração consciente é constante durante todos os movimentos, promovendo energia e disposição.

Quem pode praticar?

Aqueles que gostam de treinos mais fortes e estão buscando melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade e a força. Essa técnica também é utilizada por bailarinos e atletas para aprimorar suas performances.

Benefícios

Aumenta a força, resistência, flexibilidade e a capacidade de atenção e concentração, além de ajudar no alinhamento dos músculos e articulações.

A queima de calorias

Uma pesquisa¹ realizada em 2004 pela Adelphi University, de Nova Iorque, descobriu que o Power Yoga pode queimar até 9 calorias por minuto.

Jonathan Fields, co-fundador da Sonic Yoga, da mesma cidade, explica que  esse tipo de yoga é o único que queima calorias efetivamente, pois mantém o corpo em movimento, de maneira dinâmica e rítmica, da mesma forma que os exercícios aeróbicos tradicionais, tornando-se uma aventura aeróbica em potencial. Diferentemente de outros exercícios aeróbicos, como a corrida e os outros tipos de yoga, o Power Yoga trabalha os maiores grupos musculares tanto os superiores como inferiores para realizar os movimentos.

A modalidade mais zen também faz bem!

Fields explica que todos os tipos de yoga trazem benefícios à saúde e ao emagrecimento, inclusive as abordagens mais brandas, ou a simples meditação e exercícios respiratórios.

A ênfase no cultivo de uma respiração meditativa e de mentalidade também é um complemento poderoso para um programa de perda de peso. Isso ajuda a centrar a mente, induzir ao relaxamento com reação e ameniza a ansiedade. Atenção voltada para as filosofias fundamentais da autoaceitação, a não violência (inclusive contra si mesmo), compaixão e o não julgamento também ajudam a cultivar a autoestima e confiança.

Portabilidade é outro grande benefício do yoga. Depois de aprender as séries de movimentos e as saudações ao sol, você vai poder executá-los em qualquer lugar.

O que está esperando? Experimente agora mesmo os benefícios de uma atividade física relaxante e fortalecedora de músculos!

Observações: Embora algumas academias e estúdios de yoga ofereçam as aulas em salas aquecidas, é melhor tomar cuidado! Os alunos inexperientes, com sobrepeso e as mulheres grávidas podem não aguentar o esforço em altas temperaturas.


Fonte:Kimberly Dawn Neumann

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: