Selected a language:

Trigo: Pode transformar-se em aliado na alimentação

O trigo pertence à família botânica das gramíneas, sendo dividido em diversas espécies. Mais comumente consumimos a Triticum aestivum. Ele se divide em três composições: farelo, endosperma e gérmen.

Farelo: rico em fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais como potássio, magnésio e ferro.

Endosperma: carboidrato em forma de amido e proteína que formam o glúten.

Gérmen: gordura poliinsaturada, vitaminas do complexo B e E e minerais como o fósforo.

 
Muitas vezes alimentos com a presença do trigo são considerados grandes vilões, como pães, massas em geral (macarrão, lasanha, nhoque, etc), pizzas, fogazza, bolo, tortas, entre outros.  Tudo isso por ser um grão rico em energia (carboidrato), porém, tudo vai depender do acompanhamento, da forma de preparo, e da quantidade a ser ingerida.

A nutricionista da Vitao, Ellen Yonobi, explica: “Em cada estrutura podemos tirar proveito de diferentes nutrientes, sendo assim, é equivocado classificar o trigo como um vilão, uma vez que ele pode ser uma ótima opção de alimento, evidentemente se utilizarmos as melhores partes do mesmo”.

Ellen diz que podemos considerar a melhor opção de consumo a versão integral, uma vez que manterá o farelo contribuindo, assim, para sensação de saciedade (auxiliando no tratamento de sobrepeso e obesidade), melhora do funcionamento do intestino (contribuindo para melhor absorção de nutrientes) e controle do índice glicêmico (evitando assim picos de glicemia), além das vitaminas que contribuem para a sensação de bem estar.

Podemos encontrar as seguintes farinhas derivadas do grão de trigo:

- Farinha de trigo integral fina: ideal para bolos, massas e biscoitos. Quantidade significante de fibras, vitaminas e mineiras, quando comparadas com a farinha branca.

- Farinha de trigo grossa: ideal para pães. Quantidade significante de fibras, vitaminas e mineiras, quando comparadas com a farinha branca.

- Gérmen de trigo: ideal para enriquecer sua alimentação (sucos, acrescentar em preparações) com gordura poliinsaturada, vitaminas A e E e fósforo.

- Fibra de trigo: ideal para enriquecer sua alimentação (sucos, acrescentar em preparações) para fornecer fibras, vitamina B e potássio, ferro, magnésio e zinco

- Gérmen e fibra de trigo: benefícios associado das duas farinhas.



Fonte: Vitao, marca pioneira em produtos integrais.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: