Selected a language:

Al Gore: Comam menos carne

O ex-vice-presidente Al Gore, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2009, e produtor do aclamado documentário Uma Verdade Inconveniente, quer que a sociedade abandone dietas ricas em carne e adote alimentos orgânicos para combater o aquecimento global.

"A indústria agrícola é parte do problema", disse ele. São também problemas "a mudança para uma dieta mais intensiva em carne", a derrubada de florestas em muitas partes do mundo para a criação de gado e a dependência de nitrogênio sintético como fertilizante. Gore acredita que a agricultura orgânica pode ser parte da solução, com "métodos mais produtivos e seguros que coloquem o carbono de volta ao solo para a produção de alimentos melhores e mais saudáveis". Além da agricultura, Gore criticou a indústria de mineração, afirmando que a remoção de topos de montanhas é "uma prática terrível", e "incrivelmente danosa para o ambiente e as pessoas".

Mas o que provocou um grande barulho e uma chuva de críticas da imprensa conservadora e do "cientistas" ligados a grandes corporações foi a crítica que Gore fez aos céticos da mudança do clima. Ele pediu àqueles favoráveis ao corte de emissões de gases estufa que "ganhem a conversa" com argumentos sobre o aquecimento global, relata o Politico.  Ele comparou a luta contra os céticos do clima à luta contra o racismo durante o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. "Quando o racismo aparecia na conversa, as pessoas desconversavam, dizendo que não era com elas, e que elas não acreditavam. Isto aconteceu em milhares de conversas, e lentamente os bons argumentos venceram. O racismo ainda existe, mas agora é muito diferente, e as coisas melhoraram. Temos de ganhar nos papos sobre o clima".

Gore concorda que explicar a ciência da mudanca do clima pode ser mais difícil que confrontar o racismo, mas que o componente moral é o mesmo, segundo o Huffington Post.  Ele  atacou o governador do Texas, o pré-candidato à presidência Rick Perry, segundo o qual "há um número substancial de cientistas que manipularam dados para conseguir dólares para seus projetos". O ex-vice-presidente disse que o comentário de Perry é "parte de um esforço organizado de atacar a reputação da comunidade científica como um todo. De atacar sua integridade e difamá-los com a mentira de que os cientistas estão atrás de dinheiro."

 

Fonte: Planeta Sustentável
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: