Selected a language:

Árvores = Vida: Além da sombra, as árvores tem um papel fundamental. Conheça!

Diferentes ecossistemas organizam-se em torno das árvores. Animais de todo tipo e o homem, desde os primeiros povos da floresta, têm sua vida integrada à desses seres versáteis, que realizam milagres de adaptação frente a condições adversas. A transferência de espécies de uma para outra região, devido à ação do homem, alterou profundamente a distribuição das árvores no planeta, mas tornou maiores as possibilidades de sua utilização e os benefícios advindos de seus vários produtos.

Hoje, as árvores são responsáveis por reduzir o efeito do aquecimento global, atuando como coletoras de gás carbônico. Um hectare de novas florestas retém até 6,25 toneladas deste gás ao ano. As árvores podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. Em 50 anos, uma árvore pode gerar 72 mil reais em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de R$ 84 mil e limpará o ar a um valor de R$ 150 mil.

As árvores também evitam ou reduzem a erosão do solo, contaminação da água e contribuem para as correntes subterrâneas e manutenção dos rios. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, também reduzem a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento, servindo de barreira visual.

Veja outras vantagens e características das árvores:
• Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15% e 50%. As árvores são um meio de "refrigeração natural” que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.
• Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.
• As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.
• As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão.
• As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes.
• As árvores contribuem para reduzir o estresse no trabalho e aceleram a recuperação dos pacientes hospitalizados, fazendo a vida mais agradável, tranqüila e relaxada.
• A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos. Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias para que as nuvens se formem.

Saiba mais
• Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.
• Diminuem a reflexão da radiação do sol: superfícies artificiais refletem até 50%, enquanto a vegetação reflete de 25% a 10% dessa radiação, diminuindo o efeito térmico.
• Efeito sobre o regime dos ventos: podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.
• Conservação da biodiversidade: as árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários, como aves e insetos.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: