Selected a language:

Por que não consigo memorizar?: Você pode estar estudando de forma errada!

Uma das coisas mais importantes na hora de estudar é estar com a mente bem disposta para absorver conteúdos e desenvolver o aprendizado. No entanto, em tempos de preparação para concursos e vestibulares, é muito comum ouvir os estudantes reclamando da dificuldade de absorver todas as informações necessárias para um bom resultado nas avaliações.

 

Para o psicólogo e especialista em preparação para provas e concursos, Fernando Elias José, a maneira de aprender poder ser decisiva. “Ao tentar memorizar um amontoado de informações de forma desordenada, a tendência é que haja dificuldade de lembrar o que foi estudado. Vale a pena se programar e respeitar os momentos de pausa. O registro de informações também acontece através do “descanso ativo”: um curto espaço de tempo (alguns minutos são suficientes)”, afirma o especialista. 

 

Problemas de memorização podem estar relacionados a três fatores:

 

- Estresse provocado principalmente pelo medo, pela ansiedade ou pelo excesso de cobrança;

- Desinteresse pelo assunto do estudo (que também pode ser motivado pelo antagonismo ou pela aversão ao professor ou até ao conteúdo);

- A baixa autoestima (que pode ter sido provocada pelo excesso de críticas ao seu desempenho).

 

“Desconfiar da memória é como desconfiar de si mesmo, por isso devemos investir no seu aperfeiçoamento para alcançar bons resultados. Além disso, é fundamental definirmos nossas metas e os processos que devemos utilizar para obtermos sucesso.”, aconselha o psicólogo.

 

Fonte: Fernando Elias José, psicólogo.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    vitoria
    04/12/2013 21:06

    Adorei isso !!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: