Selected a language:

Páscoa é chocolate: Veja como consumir o alimento sem pesar a consciência

O chocolate é um dos alimentos mais desejados na Páscoa. Quando consumido moderadamente, é considerado saudável e nutritivo, por ser uma excelente fonte de sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. Além disso, o alimento é capaz de estimular o sistema nervoso central e o sistema muscular.

A guloseima ainda é capaz de produzir componentes que agem sobre a serotonina e adopamina cerebrais, substâncias responsáveis pela regulação do humor e dos comportamentos compulsivos, atuando em casos de depressão, TPM (tensão pré-menstrual) e ansiedade. Alguns estudos revelam ainda que o consumo de 30g – o equivalente a um tablete meio amargo, com 70% de cacau - pode vir a reduzir os níveis de pressão arterial.

A saúde começa a ser prejudicada a partir do exagero no consumo, que pode levar, em curto prazo, o aparecimento de diarréia e outros problemas intestinais e, em longo prazo, ganho de peso excessivo, e, consequentemente, o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes ou hipertensão. O correto em uma alimentação não inclui excessos. Para ser saudável é necessário seguir uma alimentação equilibrada e balanceada e incluir a pratica de atividade física.

Dicas importantes de como manter a tradição de saborear o chocolate e não comprometer a boa forma:

• Consuma no período da tarde ou da manhã;
• Invista em porções pequenas- tamanho de um bombom;
• Coma devagar saboreando o alimento;
• Não pule refeições para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente;
• Quando for consumir, experimente um pedacinho e divida com seus familiares e amigos;
• Opte pelos amargos ou meio amargos;
• Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: