Selected a language:

O que é coaching?: Conheça mais sobre esse poderoso processo de autoconhecimento

Muito conhecido e utilizado nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, no Brasil, coaching, ainda, é novidade, sendo que muitas pessoas nem ouviram falar.

O coaching, em resumo, é um poderoso processo para você alcançar os seus objetivos de forma rápida e eficiente ou, mesmo, para descobrir quais são esses objetivos.

Eu refiro, como exemplo, para os meus clientes que somos um trem com vagões ou compartimentos que podem estar montados ou não, ou ainda, um trem totalmente montado, funções organizadas, mas fora do trilho. Ora, o que adianta um trem fora do trilho? Por mais funcional que seja, não vai a lugar algum.

O coaching é um processo tão dinâmico e diferenciado que atua muito bem, também, para melhorar o que já está bom, ou seja, elevar à excelência. Há pessoas que me procuram com o trem montado, funcionando, nos trilhos e andando muito bem, mas querem que ande mais firme, ou mais rápido, ou desejam reformular alguns compartimentos, ou até trilhar novas direções.

Apenas para esclarecimento, visto que estamos abordando um tema novo, coaching é o processo; coach é a pessoa que realiza o processo, assessora o cliente, no caso, eu, por exemplo; e o coachee é o cliente. São termos utilizados mundialmente.

O coach pode ser formado em:
Personal Professional Coaching (marca registrada pela SBC)
Executive Coaching
Master Coaching
E, ainda, fazer outras especializações.

Vou me ater, nesta publicação, ao Personal& Professional Coaching, que é a área de minha atuação.

A explicação, a seguir, foi baseada no texto do site da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), junto a qual fiz minha formação. A SBC é a facilitadora oficial da América do Sul pelo Behaviorol Coaching Institute (BCI) e International Coaching Council (ICC), órgãos responsáveis pelo desenvolvimento e testes da metodologia de Coaching mais aceita no mundo.

O Personal& Professional Coaching é um profissional especialista em comportamento humano, estando capacitado para lidar com todas as formas de construção de pensamentos e ações de uma pessoa em busca de crescimento pessoal e profissional. Faz o mesmo que um treinador esportivo:
Planeja o futuro
Oferece recursos
Tira limitações
Encoraja
Desafia as pessoas para obter mais dela mesma e conquistar excelentes realizações.

Oferece acesso às mais avançadas ferramentas e estratégias em assessoria individual. Permitindo, entre outras coisas, que o coachee possa definir objetivos e resultados desejados, alinhar valores, potencializar recursos, remover obstáculos, modelar e programar estratégias de sucesso.


FONTE: Sandra Rosenfeld
Escritora, Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Coach Pessoal e Palestrante. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e O que é Meditação, ed. Nova/Record.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    katia felsky
    10/05/2011 11:48

    ola tenho 55 anos e ao ler diversos textos escritos por coach adorei e me udentifiquei com a profissao. ja sou formada em orientaçao educacional e musica incompleto. gostaria de saber como proceder para ser formanda em .obrigada .Att Sra Katiac a quela que nao quer parar no tempo.rsrsrs abraços

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: